A gestão democrática na escola e a organização do trabalho pedagógico

As transformações pelas quais a sociedade tem passado, nas últimas décadas, vêm determinando mudanças estruturais profundas e cujos efeitos se manifestam em todos os campos da vida humana, seja nas áreas política, econômica, social, cultural ou ambiental.
O acelerado avanço das mudanças científicas e tecnológicas, a geração de novos padrões de produção e organização do trabalho e a constante internacionalização das economias são algumas das dimensões que têm afetado de forma inconteste a nova configuração social da atualidade.

R$ 60.00

Categoria Tags: , ,

Detalhes do Livro

Peso 0.200 kg
Dimensões 23 x 15.5 x 1 cm
Páginas

103

Editora

Editora Thoth

Idioma

Português

ISBN

978-85-94116-68-0

Publicado em

Agosto/2019

Livro

Impresso

Sobre os Autores

Josemary Morastoni

Josemary Morastoni

Atualmente é Diretora Geral da Faculdade Positivo de Londrina, foi Coordenadora do curso de Pedagogia, do Centro de Inclusão da Universidade Positivo, do MBA em Gestão das Organizações Educacionais por mais de 8 anos, é Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pedagoga pela UFPR. Atua como coaching de Gestores Educacionais e coaching de carreira. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos temas: gestão democrática, gestão educacional, formação de professores, autonomia na escola, projeto político pedagógico, formação de gestores e gestão de organizações educacionais de Educação Básica e Ensino Superior.

As transformações pelas quais a sociedade tem passado, nas últimas décadas, vêm determinando mudanças estruturais profundas e cujos efeitos se manifestam em todos os campos da vida humana, seja nas áreas política, econômica, social, cultural ou ambiental.
O acelerado avanço das mudanças científicas e tecnológicas, a geração de novos padrões de produção e organização do trabalho e a constante internacionalização das economias são algumas das dimensões que têm afetado de forma inconteste a nova configuração social da atualidade.

SUMÁRIO

SOBRE A AUTORA
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA e a GESTÃO DEMOCRÁTICA
1.1 Pressupostos da gestão democrática
1.2 O projeto político pedagógico na gestão democrática
1.3 Autonomia da escola e a gestão democrática
1.4 Participação social e gestão democrática

CAPÍTULO 2
A FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL
2.1 A formação do gestor: história e legislação
2.2 A formação do gestor na atualidade

CAPÍTULO 3
A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
3.1 Caracterização do local da pesquisa
3.2 Visão dos segmentos internos e externos da escola
3.2.1 Autonomia na Gestão da Escola
3.2.2 Participação na Gestão da Escola
3.2.2.1 Participação na Gestão
3.2.2.2 Participação no Projeto Político Pedagógico
3.2.3 Formação do Gestor

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

APÊNDICE 1
ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O DIRETOR

APÊNDICE 2
ROTEIRO DE ENTREVISTA COM EQUIPE PEDAGÓGICA (VICE-DIRETOR E PEDAGOGOS)

APÊNDICE 3
ROTEIRO DE ENTREVISTA COM PROFESSORES

APÊNDICE 4
ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA FUNCIONÁRIOS

APÊNDICE 5
ROTEIRO ENTREVISTA COM PAIS DE ALUNOS