Alumni e endowment: atuação jurídico-institucional de universidades brasileiras na captação de recursos destinados ao financiamento da educação superior

A escolha do assunto desta obra, que é a sua dissertação de mestrado, bem demonstra os frutos de toda a dedicação da autora, guiados à luz de uma metodologia precisa e indicativa de que precisamos, definitivamente, nos debruçar sobre esta temática da Educação, concernente às dificuldades de seu financiamento.
O discurso jurídico é sempre pautado na ciência dogmática e sempre corremos o risco de repetirmos o que já foi dito, sem perder de vista as chances desse mesmo discurso se afigurar impreciso, vago ou mesmo inútil.

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Detalhes do Livro

Peso 0.350 kg
Dimensões 21 x 15 x 1 cm
Páginas

204

Editora

Editora Thoth

Idioma

Português

ISBN

978-85-94116-48-2

Publicado em

Março/2019

Livro

Impresso

Sobre os Autores

Camila Ferrara Padin

Camila Ferrara Padin

Doutoranda e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Estado e Economia no Brasil” e do Projeto de Pesquisa “A aparente colisão entre direitos sociais e econômicos” ambos ligado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora convidada nos cursos de Pós-Graduação presencial lato sensu em Direito Civil e Processo Civil, bem como Professora convidada nos cursos de Pós-Graduação lato sensu na modalidade EAD em Direito Civil e Processo Civil ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É também Professora convidada de Direito Constitucional e Direito Econômico Contemporâneo nos cursos EAD da BN2 Inteligência Educacional e Professora convidada da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo no curso de Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Direito na modalidade EAD. É autora de capítulos de livros, dentre eles o capítulo intitulado “Comunidade Alumni: desafios e perspectivas sob a ótica do poder econômico” no livro “Poder Econômico e Estado: concentração e poder econômico”. Advogada, consultora acadêmica e consultora do escritório Mauger Muniz Advogados em Direito Empresarial.

A escolha do assunto desta obra, que é a sua dissertação de mestrado, bem demonstra os frutos de toda a dedicação da autora, guiados à luz de uma metodologia precisa e indicativa de que precisamos, definitivamente, nos debruçar sobre esta temática da Educação, concernente às dificuldades de seu financiamento.
O discurso jurídico é sempre pautado na ciência dogmática e sempre corremos o risco de repetirmos o que já foi dito, sem perder de vista as chances desse mesmo discurso se afigurar impreciso, vago ou mesmo inútil.

SUMÁRIO

SOBRE A AUTORA
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
Comunidade alumni e os alicerces motivacionais para a doação
1.1 O princípio da fraternidade como motivação para construção de um projeto nacional de financiamento privado do ensino superior
1.2 A motivação humana enquanto fenômeno individual
1.3 Configuração multidimensional dos impulsos exógenos na concretização de uma doação

CAPÍTULO 2
O marketing de relacionamento e a influência dos alicerces institucionais na construção do vínculo alumni
2.1 As perspectivas propostas pelo marketing de relacionamento
2.2 Introjeção do marketing de relacionamento enquanto ferramenta motivacional da captação de recursos de alumni

CAPÍTULO 3
As relações jurídicas na construção do endowment educacional pela comunidade alumni
3.1 Panorama conceitual do endowment
3.2 Organograma societário dos endowments brasileiros

CAPÍTULO 4
Influências tributárias e legislativas na concretização dos fundos endowments
4.1 Arquitetura do ensino superior norte-americano
4.2 Influência dos incentivos fiscais e das condições econômicas na captação de recursos: as realidades norte-americana e brasileira
4.3 O debate sobre os impulsos jurídicos do endowment no Brasil

CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS