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Comunicação, democracia e governo na América Latina: histórias e perspectivas

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O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países. 

Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental. 

Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.


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Autores: Marcos Nepomuceno Duarte , Matías Ponce , Roberto Gondo Macedo

O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países. 

Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental. 

Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.


COMISSÕES DE ORGANIZAÇÃO

SOBRE OS ORGANIZADORES

SOBRE OS AUTORES

APRESENTAÇÃO


PARTE I

Comunicação, políticas e narrativas


CAPÍTULO 1

Hugo Sánchez Gudiño

LÓPEZ OBRADOR, TRUMP Y LOS MARIACHIS CALLARON: MANEJO DE CRISIS Y NARRATIVA DE COMUNICACIÓN POLÍTICA DE LA IV T. EN MÉXICO

Introducción

1 Gobiernos mediáticos y Comunicación Política Pop: marco teórico

2 Concentración de Poder y Comunicación Política en la Oficina de la Presidencia de México

3 Conferencias Mañaneras: Comunicación Política  en  la  Coyuntura

4 Las benditas redes sociales 

5 Entre Donald Trump y “El Mariachi Loco quiere Bailar…”

6 La estrategia soy yo

7 Consideraciones finales: entre la disrupción y el carisma

Fuentes de consulta


CAPÍTULO 2

Sandra Milena Mesa Reina

LA MIGRACIÓN VENEZOLANA VISTA DESDE LOS MEDIOS Y LAS AUDIENCIAS

1 Problemática

2 Justificación

3 Objetivo de la investigación

4 Marco referencial

4.1 Políticas inmigratorias actuales en el Perú 

4.2 Políticas inmigratorias actuales en Colombia

5 Marco teórico

5.1 Análisis crítico del discurso Multimodal

5.2 Cognición social

5.3 Metodología

5.4 Resultados

6 Análisis del discurso de diez entrevistas a peruanos

7 Análisis crítico del discurso multimodal de noticia

7.1 Fase selectiva

7.2 Fase descriptiva

7.3 Fase interpretativa

7.4  Discurso oral

Conclusiones preliminares

Referencias


CAPÍTULO 3

Michel Carvalho da Silva

A  COMUNICAÇÃO  LEGISLATIVA   E   A   AGENDA  PÚBLICA:  A CAMPANHA DO SENADO CONTRA A DESINFORMAÇÃO

Introdução 

1 A desinformação como problema público

2 A desinformação na pauta do Senado

3 Discussão: comunicação legislativa e debate público

Apontamentos Finais 

Referências


PARTE 2 

JORNALISMO  POLÍTICO  E  AS  RELAÇÕES COM OS MEIOS


CAPÍTULO 4

Ariane D. Sele 

Aiane de O. Vieiraghim

POPULISMO, GOVERNABILIDADE E OPINIÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DECISÓRIO PRESIDENCIAL

Introdução

1 O contexto político e o debate sobre Política e Internet 

2 Estratégias metodológicas

3 Resultados e discussão

Considerações finais

Referências bibliográficas


CAPÍTULO 5

Patricia Martínez Torreblanca

Roberto Sánchez Rivera

RELACIÓN  GOBIERNO - MEDIOS  IMPRESOS  EN MÉXICO INICIO  DEL  NUEVO GOBIERNO  DEL  PRESIDENTE ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR (2018 - 2024)COMUNICACIÓN,  POLÍTICA  Y  ANÁLISIS   DEL  DISCURSO

1 Tema central

2 Objetivos

3 Discusión teórica 

4 Metodología

5 Resultados (reflexión y conclusión)

6 Conclusiones

7 Reflexiones 

Obra consultada



CAPÍTULO 6

Manuel Alejandro Robles Acevedo

Héctor Eduardo Mendoza Espinoza

Rosa Maria Muñoz Rivera

Gisela Yamin Gomez Mohedano

TEMA: LOS GOBIERNOS, NEGLIGENTES FRENTE AL CONTENIDO SEXISTA DE LOS MEDIOS

1 Problema 

2 Resultados

Referencias


CAPÍTULO 7

Mariane Motta de Campos

Mayra Regina Coimbra

Luiz Ademir Oliveira

UM GOVERNO SOB SUSPEITA: UMA ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO SOBRE A CRISE POLÍTICA EM TORNO DO GOVERNO DE MICHEL TEMER (MDB)

Introdução

1 Análise de enquadramento da cobertura da folha de S. Paulo sobre o governo de Michel Temer (Mdb)

1.1 Análise quantitativa da cobertura noticiosa da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)

1.2 Análise qualitativa do enquadramento da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)

1.2.1 Formação ministerial

1.2.2 Busca de apoio político

1.2.3 Oposição/críticas ao governo Temer

1.2.4 Trajetória de Temer

1.2.5 Temer e o processo de impeachment da ex-presidente Dilma

1.2.6 Slogan do governo

1.2.7 Políticas do governo

1.2.8 Escândalo dos áudios

Considerações finais

Referências 


PARTE 3

COMUNICAÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS


CAPÍTULO 8

Barbara Lima

Mércia Alves

A DINÂMICA FINANCEIRA DOS GOVERNADORES ELEITOS EM 2018

CAMPANHAS E LEGISLAÇÃO ELEITORAL  

Introdução

1 Campanhas e legislação eleitoral no Brasil

2 Reformas e as eleições de 2016 e 2018

2.1 Minirreforma de 2015 e as eleições municipais de 2016

2.1.1 Emenda Constitucional 97 e eleições de 2018

3 Eleições 2018: Resoluções e dinâmica financeira dos governadores eleitos

3.1 Disponibilidade, tipo e origem de recursos

3.2 Meios de comunicação e concentração de recursos

  3.2.1 Concentração de recursos em atividades de comunicação: Regiões

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 9

Luis Olivera Cárdenas

ALIANZA DEL PACÍFICO: UNA ÚNICA ORGANIZACIÓN Y UNA NARRATIVA EN CADA PAÍS

Referencias


CAPÍTULO 10

Andrés Cañizález

PODER Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN: ENTRE LA DEMOCRATIZACIÓN Y EL AUTORITARISMO. LA SINUOSA HISTORIA VENEZOLANA

A modo de Introducción

I El inicio del desarrollo mediático en Venezuela

II Los años 1970 y 1980

III La desdemocratización de Venezuela

IV El autoritarismo político y comunicacional

A modo de cierre

Referencias


CAPÍTULO 11

José Luis Estrada Rodríguez

Angélica Mendieta Ramírez

VIOLENCIA DE GÉNERO HACIA LAS MUJERES EN LOS MEDIOS: ESTUDIO DE LAS CAMPAÑAS ELECTORALES, 2018 EN MÉXICO

Introducción 

1 Medios de comunicación y campañas electorales

Puntos concluyentes

Referencias bibliográficas


CAPÍTULO 12

Lígia de Morais Oliveira

Roberto Gondo Macedo

MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: O ENGAJAMENTO  DA  SOCIEDADE  CIVIL  NA ERA DIGITAL

Introdução

1 Movimentos sociais e o poder dos media

2 Novo espaço público e redes digitais

3 Movimentos de renovação política no Brasil

4 Acredito, agora e livres

5 Convergências e rumos dos movimentos de renovação

Considerações finais

Referências


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA

ENCONTRO BRASIL MÉXICO SOBRE PRÁTICAS NA COMUNICAÇÃO

DEMOCRACIA E GOVERNO SOB O PRISMA DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO

REGISTRO  FOTOGRÁFICO  DO  II  SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA

ISBN 978-85-94116-96-3
Dimensões x x
Tipo do Livro Digital
Páginas 240
Edição 1
Idioma Português/Espanhol
Editora Editora Thoth
Publicação Junho/2020
  1. Marcos Nepomuceno Duarte

    Possui graduação em Artes Plásticas (Bacharelado) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) - Mestrado (2002) e Doutorado (2014) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design (editorial, marcas e identidade visual), tecnologia gráfica, mercado editorial e livros digitais. Diretor do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  2. Matías Ponce

    Doutor em Comunicação Política pela Universidad Santiago de Compostela e pela Universidade Erasmus de Rotterdam. Mestre em Governabilidade e Políticas Públicas pela Universidad Complutense de Madrid e Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Coordenador do Grupo de Comunicação Política e Meios – ALAIC. Porta voz da Corte Interamericana dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.

  3. Roberto Gondo Macedor.gondomacedo@gmail.com

    Doutor em Comunicação Social, com Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração, MBA Executivo em Marketing. Matemático e Analista de Sistemas. Docente e Pesquisador no Centro Paula Sousa, na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul “Antonio Russo”, nos cursos de ADS e Comércio Exterior e Gestão Empresarial (CESU EaD). Docente e Pesquisador do Centro de Comunicação e Letras, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, onde atua como Coordenador de Pesquisa - CCL. Docente do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Político da Escola de Comunicação – ECA/USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Sociedade Internacional de Pesquisa -ALAIC. E-mail: r.gondomacedo@gmail.com

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