O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países.
Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental.
Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.
O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países.
Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental.
Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.
COMISSÕES DE ORGANIZAÇÃO
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES
APRESENTAÇÃO
PARTE I
Comunicação, políticas e narrativas
CAPÍTULO 1
Hugo Sánchez Gudiño
LÓPEZ OBRADOR, TRUMP Y LOS MARIACHIS CALLARON: MANEJO DE CRISIS Y NARRATIVA DE COMUNICACIÓN POLÍTICA DE LA IV T. EN MÉXICO
Introducción
1 Gobiernos mediáticos y Comunicación Política Pop: marco teórico
2 Concentración de Poder y Comunicación Política en la Oficina de la Presidencia de México
3 Conferencias Mañaneras: Comunicación Política en la Coyuntura
4 Las benditas redes sociales
5 Entre Donald Trump y “El Mariachi Loco quiere Bailar…”
6 La estrategia soy yo
7 Consideraciones finales: entre la disrupción y el carisma
Fuentes de consulta
CAPÍTULO 2
Sandra Milena Mesa Reina
LA MIGRACIÓN VENEZOLANA VISTA DESDE LOS MEDIOS Y LAS AUDIENCIAS
1 Problemática
2 Justificación
3 Objetivo de la investigación
4 Marco referencial
4.1 Políticas inmigratorias actuales en el Perú
4.2 Políticas inmigratorias actuales en Colombia
5 Marco teórico
5.1 Análisis crítico del discurso Multimodal
5.2 Cognición social
5.3 Metodología
5.4 Resultados
6 Análisis del discurso de diez entrevistas a peruanos
7 Análisis crítico del discurso multimodal de noticia
7.1 Fase selectiva
7.2 Fase descriptiva
7.3 Fase interpretativa
7.4 Discurso oral
Conclusiones preliminares
Referencias
CAPÍTULO 3
Michel Carvalho da Silva
A COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA E A AGENDA PÚBLICA: A CAMPANHA DO SENADO CONTRA A DESINFORMAÇÃO
Introdução
1 A desinformação como problema público
2 A desinformação na pauta do Senado
3 Discussão: comunicação legislativa e debate público
Apontamentos Finais
Referências
PARTE 2
JORNALISMO POLÍTICO E AS RELAÇÕES COM OS MEIOS
CAPÍTULO 4
Ariane D. Sele
Aiane de O. Vieiraghim
POPULISMO, GOVERNABILIDADE E OPINIÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DECISÓRIO PRESIDENCIAL
Introdução
1 O contexto político e o debate sobre Política e Internet
2 Estratégias metodológicas
3 Resultados e discussão
Considerações finais
Referências bibliográficas
CAPÍTULO 5
Patricia Martínez Torreblanca
Roberto Sánchez Rivera
RELACIÓN GOBIERNO - MEDIOS IMPRESOS EN MÉXICO INICIO DEL NUEVO GOBIERNO DEL PRESIDENTE ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR (2018 - 2024)COMUNICACIÓN, POLÍTICA Y ANÁLISIS DEL DISCURSO
1 Tema central
2 Objetivos
3 Discusión teórica
4 Metodología
5 Resultados (reflexión y conclusión)
6 Conclusiones
7 Reflexiones
Obra consultada
CAPÍTULO 6
Manuel Alejandro Robles Acevedo
Héctor Eduardo Mendoza Espinoza
Rosa Maria Muñoz Rivera
Gisela Yamin Gomez Mohedano
TEMA: LOS GOBIERNOS, NEGLIGENTES FRENTE AL CONTENIDO SEXISTA DE LOS MEDIOS
1 Problema
2 Resultados
Referencias
CAPÍTULO 7
Mariane Motta de Campos
Mayra Regina Coimbra
Luiz Ademir Oliveira
UM GOVERNO SOB SUSPEITA: UMA ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO SOBRE A CRISE POLÍTICA EM TORNO DO GOVERNO DE MICHEL TEMER (MDB)
Introdução
1 Análise de enquadramento da cobertura da folha de S. Paulo sobre o governo de Michel Temer (Mdb)
1.1 Análise quantitativa da cobertura noticiosa da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)
1.2 Análise qualitativa do enquadramento da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)
1.2.1 Formação ministerial
1.2.2 Busca de apoio político
1.2.3 Oposição/críticas ao governo Temer
1.2.4 Trajetória de Temer
1.2.5 Temer e o processo de impeachment da ex-presidente Dilma
1.2.6 Slogan do governo
1.2.7 Políticas do governo
1.2.8 Escândalo dos áudios
Considerações finais
Referências
PARTE 3
COMUNICAÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS
CAPÍTULO 8
Barbara Lima
Mércia Alves
A DINÂMICA FINANCEIRA DOS GOVERNADORES ELEITOS EM 2018
CAMPANHAS E LEGISLAÇÃO ELEITORAL
Introdução
1 Campanhas e legislação eleitoral no Brasil
2 Reformas e as eleições de 2016 e 2018
2.1 Minirreforma de 2015 e as eleições municipais de 2016
2.1.1 Emenda Constitucional 97 e eleições de 2018
3 Eleições 2018: Resoluções e dinâmica financeira dos governadores eleitos
3.1 Disponibilidade, tipo e origem de recursos
3.2 Meios de comunicação e concentração de recursos
3.2.1 Concentração de recursos em atividades de comunicação: Regiões
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
Luis Olivera Cárdenas
ALIANZA DEL PACÍFICO: UNA ÚNICA ORGANIZACIÓN Y UNA NARRATIVA EN CADA PAÍS
Referencias
CAPÍTULO 10
Andrés Cañizález
PODER Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN: ENTRE LA DEMOCRATIZACIÓN Y EL AUTORITARISMO. LA SINUOSA HISTORIA VENEZOLANA
A modo de Introducción
I El inicio del desarrollo mediático en Venezuela
II Los años 1970 y 1980
III La desdemocratización de Venezuela
IV El autoritarismo político y comunicacional
A modo de cierre
Referencias
CAPÍTULO 11
José Luis Estrada Rodríguez
Angélica Mendieta Ramírez
VIOLENCIA DE GÉNERO HACIA LAS MUJERES EN LOS MEDIOS: ESTUDIO DE LAS CAMPAÑAS ELECTORALES, 2018 EN MÉXICO
Introducción
1 Medios de comunicación y campañas electorales
Puntos concluyentes
Referencias bibliográficas
CAPÍTULO 12
Lígia de Morais Oliveira
Roberto Gondo Macedo
MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: O ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE CIVIL NA ERA DIGITAL
Introdução
1 Movimentos sociais e o poder dos media
2 Novo espaço público e redes digitais
3 Movimentos de renovação política no Brasil
4 Acredito, agora e livres
5 Convergências e rumos dos movimentos de renovação
Considerações finais
Referências
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA
ENCONTRO BRASIL MÉXICO SOBRE PRÁTICAS NA COMUNICAÇÃO
DEMOCRACIA E GOVERNO SOB O PRISMA DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO
REGISTRO FOTOGRÁFICO DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA
ISBN | 978-85-94116-96-3 |
Dimensões | x x |
Tipo do Livro | Digital |
Páginas | 240 |
Edição | 1 |
Idioma | Português/Espanhol |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Junho/2020 |
Você também pode gostar destes produtos:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.
Possui graduação em Artes Plásticas (Bacharelado) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) - Mestrado (2002) e Doutorado (2014) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design (editorial, marcas e identidade visual), tecnologia gráfica, mercado editorial e livros digitais. Diretor do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Doutor em Comunicação Política pela Universidad Santiago de Compostela e pela Universidade Erasmus de Rotterdam. Mestre em Governabilidade e Políticas Públicas pela Universidad Complutense de Madrid e Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Coordenador do Grupo de Comunicação Política e Meios – ALAIC. Porta voz da Corte Interamericana dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.
Doutor em Comunicação Social, com Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração, MBA Executivo em Marketing. Matemático e Analista de Sistemas. Docente e Pesquisador no Centro Paula Sousa, na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul “Antonio Russo”, nos cursos de ADS e Comércio Exterior e Gestão Empresarial (CESU EaD). Docente e Pesquisador do Centro de Comunicação e Letras, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, onde atua como Coordenador de Pesquisa - CCL. Docente do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Político da Escola de Comunicação – ECA/USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Sociedade Internacional de Pesquisa -ALAIC. E-mail: r.gondomacedo@gmail.com