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Comunicação, democracia e governo na América Latina: histórias e perspectivas

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O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países. 

Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental. 

Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.


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Autores: Marcos Nepomuceno Duarte , Matías Ponce , Roberto Gondo Macedo

O respeito pelas instituições consolidadas pelo poder da Constituição é um dos pilares para uma Democracia profícua e sustentável. Aliado a esse contexto, também se ampara a defesa pelo legítimo direito de escolha dos seus representantes, transformando o ambiente político em um elo estruturante das garantias de direitos em uma sociedade mais participativa e mais equitativa no que tange as diversas classes sociais presentes nos países. 

Tais preocupações estão Intrinsecamente relacionadas com o desenvolvimento econômico e social estabelecido nas nações e suas respectivas regiões. Nesse sentido, sob a égide das estratégias políticas, a comunicação é um canal fundamental para o fortalecimento de ações no ambiente político, eleitoral e governamental. 

Diante desse cenário, as Universidades e seus respectivos universos no campo acadêmico e científico possuem importante missão no fomento do debate das temáticas inerentes, para contribuir em uma sociedade melhor e mais justa para seus cidadãos. Seguindo esse pensamento, vale salientar a abertura propiciada a mais de três décadas pela Sociedade de Pesquisa ALAIC – Asociación Latinoamericana de los Investigadores en Comunicació, possuindo fundamental papel nas articulações científicas no campo da comunicação mantendo por intermédio de suas ações internacionais: eventos, publicações, projetos de pesquisa, dentre outros, possibilidade de troca de informações acerca dos temas contemporâneos ativos na sociedade.


COMISSÕES DE ORGANIZAÇÃO
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES
APRESENTAÇÃO

PARTE I
Comunicação, políticas e narrativas


CAPÍTULO 1
Hugo Sánchez Gudiño
LÓPEZ OBRADOR, TRUMP Y LOS MARIACHIS CALLARON: MANEJO DE CRISIS Y NARRATIVA DE COMUNICACIÓN POLÍTICA DE LA IV T. EN MÉXICO
Introducción
1 Gobiernos mediáticos y Comunicación Política Pop: marco teórico
2 Concentración de Poder y Comunicación Política en la Oficina de la Presidencia de México
3 Conferencias Mañaneras: Comunicación Política  en  la  Coyuntura
4 Las benditas redes sociales 
5 Entre Donald Trump y “El Mariachi Loco quiere Bailar…”
6 La estrategia soy yo
7 Consideraciones finales: entre la disrupción y el carisma
Fuentes de consulta

CAPÍTULO 2
Sandra Milena Mesa Reina
LA MIGRACIÓN VENEZOLANA VISTA DESDE LOS MEDIOS Y LAS AUDIENCIAS
1 Problemática
2 Justificación
3 Objetivo de la investigación
4 Marco referencial
4.1 Políticas inmigratorias actuales en el Perú 
4.2 Políticas inmigratorias actuales en Colombia
5 Marco teórico
5.1 Análisis crítico del discurso Multimodal
5.2 Cognición social
5.3 Metodología
5.4 Resultados
6 Análisis del discurso de diez entrevistas a peruanos
7 Análisis crítico del discurso multimodal de noticia
7.1 Fase selectiva
7.2 Fase descriptiva
7.3 Fase interpretativa
7.4  Discurso oral
Conclusiones preliminares
Referencias

CAPÍTULO 3
Michel Carvalho da Silva
A  COMUNICAÇÃO  LEGISLATIVA   E   A   AGENDA  PÚBLICA:  A CAMPANHA DO SENADO CONTRA A DESINFORMAÇÃO
Introdução 
1 A desinformação como problema público
2 A desinformação na pauta do Senado
3 Discussão: comunicação legislativa e debate público
Apontamentos Finais 
Referências

PARTE 2 
JORNALISMO  POLÍTICO  E  AS  RELAÇÕES COM OS MEIOS


CAPÍTULO 4
Ariane D. Sele 
Aiane de O. Vieiraghim
POPULISMO, GOVERNABILIDADE E OPINIÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DECISÓRIO PRESIDENCIAL
Introdução
1 O contexto político e o debate sobre Política e Internet 
2 Estratégias metodológicas
3 Resultados e discussão
Considerações finais
Referências bibliográficas

CAPÍTULO 5
Patricia Martínez Torreblanca
Roberto Sánchez Rivera
RELACIÓN  GOBIERNO - MEDIOS  IMPRESOS  EN MÉXICO INICIO  DEL  NUEVO GOBIERNO  DEL  PRESIDENTE ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR (2018 - 2024)COMUNICACIÓN,  POLÍTICA  Y  ANÁLISIS   DEL  DISCURSO
1 Tema central
2 Objetivos
3 Discusión teórica 
4 Metodología
5 Resultados (reflexión y conclusión)
6 Conclusiones
7 Reflexiones 
Obra consultada


CAPÍTULO 6
Manuel Alejandro Robles Acevedo
Héctor Eduardo Mendoza Espinoza
Rosa Maria Muñoz Rivera
Gisela Yamin Gomez Mohedano
TEMA: LOS GOBIERNOS, NEGLIGENTES FRENTE AL CONTENIDO SEXISTA DE LOS MEDIOS
1 Problema 
2 Resultados
Referencias

CAPÍTULO 7
Mariane Motta de Campos
Mayra Regina Coimbra
Luiz Ademir Oliveira
UM GOVERNO SOB SUSPEITA: UMA ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO SOBRE A CRISE POLÍTICA EM TORNO DO GOVERNO DE MICHEL TEMER (MDB)
Introdução
1 Análise de enquadramento da cobertura da folha de S. Paulo sobre o governo de Michel Temer (Mdb)
1.1 Análise quantitativa da cobertura noticiosa da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)
1.2 Análise qualitativa do enquadramento da Folha de S. Paulo sobre o governo Michel Temer (MDB)
1.2.1 Formação ministerial
1.2.2 Busca de apoio político
1.2.3 Oposição/críticas ao governo Temer
1.2.4 Trajetória de Temer
1.2.5 Temer e o processo de impeachment da ex-presidente Dilma
1.2.6 Slogan do governo
1.2.7 Políticas do governo
1.2.8 Escândalo dos áudios
Considerações finais
Referências 

PARTE 3
COMUNICAÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS


CAPÍTULO 8
Barbara Lima
Mércia Alves
A DINÂMICA FINANCEIRA DOS GOVERNADORES ELEITOS EM 2018
CAMPANHAS E LEGISLAÇÃO ELEITORAL  
Introdução
1 Campanhas e legislação eleitoral no Brasil
2 Reformas e as eleições de 2016 e 2018
2.1 Minirreforma de 2015 e as eleições municipais de 2016
2.1.1 Emenda Constitucional 97 e eleições de 2018
3 Eleições 2018: Resoluções e dinâmica financeira dos governadores eleitos
3.1 Disponibilidade, tipo e origem de recursos
3.2 Meios de comunicação e concentração de recursos
  3.2.1 Concentração de recursos em atividades de comunicação: Regiões
Considerações finais
Referências

CAPÍTULO 9
Luis Olivera Cárdenas
ALIANZA DEL PACÍFICO: UNA ÚNICA ORGANIZACIÓN Y UNA NARRATIVA EN CADA PAÍS
Referencias

CAPÍTULO 10
Andrés Cañizález
PODER Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN: ENTRE LA DEMOCRATIZACIÓN Y EL AUTORITARISMO. LA SINUOSA HISTORIA VENEZOLANA
A modo de Introducción
I El inicio del desarrollo mediático en Venezuela
II Los años 1970 y 1980
III La desdemocratización de Venezuela
IV El autoritarismo político y comunicacional
A modo de cierre
Referencias

CAPÍTULO 11
José Luis Estrada Rodríguez
Angélica Mendieta Ramírez
VIOLENCIA DE GÉNERO HACIA LAS MUJERES EN LOS MEDIOS: ESTUDIO DE LAS CAMPAÑAS ELECTORALES, 2018 EN MÉXICO
Introducción 
1 Medios de comunicación y campañas electorales
Puntos concluyentes
Referencias bibliográficas

CAPÍTULO 12
Lígia de Morais Oliveira
Roberto Gondo Macedo
MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: O ENGAJAMENTO  DA  SOCIEDADE  CIVIL  NA ERA DIGITAL
Introdução
1 Movimentos sociais e o poder dos media
2 Novo espaço público e redes digitais
3 Movimentos de renovação política no Brasil
4 Acredito, agora e livres
5 Convergências e rumos dos movimentos de renovação
Considerações finais
Referências

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA
ENCONTRO BRASIL MÉXICO SOBRE PRÁTICAS NA COMUNICAÇÃO
DEMOCRACIA E GOVERNO SOB O PRISMA DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO
REGISTRO  FOTOGRÁFICO  DO  II  SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA E GOVERNO NA AMÉRICA LATINA

ISBN 978-85-94116-96-3
Dimensões x x
Tipo do Livro Digital
Páginas 240
Edição 1
Idioma Português/Espanhol
Editora Editora Thoth
Publicação Junho/2020
  1. Marcos Nepomuceno Duarte

    Possui graduação em Artes Plásticas (Bacharelado) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) - Mestrado (2002) e Doutorado (2014) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design (editorial, marcas e identidade visual), tecnologia gráfica, mercado editorial e livros digitais. Diretor do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  2. Matías Ponce

    Doutor em Comunicação Política pela Universidad Santiago de Compostela e pela Universidade Erasmus de Rotterdam. Mestre em Governabilidade e Políticas Públicas pela Universidad Complutense de Madrid e Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Coordenador do Grupo de Comunicação Política e Meios – ALAIC. Porta voz da Corte Interamericana dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.

  3. Roberto Gondo Macedo

    Doutor em Comunicação Social, com Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor da Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral da ECA-USP. Docente e Pesquisador do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena o Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG. Presidente da Sociedade de Pesquisa POLITICOM e Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Asociación latinoamerica de investigación – ALAIC. E-mail: roberto.macedo@mackenzie.br

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