A presente obra tem a pretensão de discutir a confessionalidade sob o prisma da pesquisa acadêmica. Em paralelo, não perdemos de vista que a confessionalidade visa olhar para a universidade sob a ótica da cosmovisão cristã.
As discussões aqui travadas são fruto das pesquisas realizadas durante o ano de 2020/2021, sob financiamento do Fundo Mackpesquisa, que, desde já e mais uma vez, agradecemos por acreditar na viabilidade deste projeto.
A ideia do projeto nasceu da dúvida sempre presente acerca do que consistiria a confessionalidade. Já sabíamos que a confessionalidade tem relação com a concepção religiosa, mas a dúvida ia além, queríamos saber como essa confessionalidade se expressava na universidade, o que ela simbolizava para a pesquisa, ensino e extensão, os pilares da educação universitária.
O que se observou durante o desenvolvimento das pesquisas foi um duplo compromisso. Se a Universidade é um instituição social e deve devolver à sociedade o conhecimento gerado em seu bojo, a Universidade confessional deve assumir ainda o seu compromisso social com base nas promessas cristãs de acolhimento, tolerância, perdão e, sobretudo, crença na humanidade e no seu potencial de renovação e esperança.
Embora tenhamos sido surpreendidos com a pandemia de COVID-19, que chegou ao Brasil em meados do mês de março de 2020, logo no início do projeto, não desistimos de conhecer as Universidades, ainda que pelos seus endereços eletrônicos, sem a visita aos respectivos campi, imposta pelo isolamento social. Contudo, o evento do I Encontro de Confesssionalidade no Ensino Superior: valores, princípios e desafios pode nos aproximar um pouquinho de outras universidades guiadas pela fé cristã.
Da apresentação
Michelle Asato Junqueira
A presente obra tem a pretensão de discutir a confessionalidade sob o prisma da pesquisa acadêmica. Em paralelo, não perdemos de vista que a confessionalidade visa olhar para a universidade sob a ótica da cosmovisão cristã.
As discussões aqui travadas são fruto das pesquisas realizadas durante o ano de 2020/2021, sob financiamento do Fundo Mackpesquisa, que, desde já e mais uma vez, agradecemos por acreditar na viabilidade deste projeto.
A ideia do projeto nasceu da dúvida sempre presente acerca do que consistiria a confessionalidade. Já sabíamos que a confessionalidade tem relação com a concepção religiosa, mas a dúvida ia além, queríamos saber como essa confessionalidade se expressava na universidade, o que ela simbolizava para a pesquisa, ensino e extensão, os pilares da educação universitária.
O que se observou durante o desenvolvimento das pesquisas foi um duplo compromisso. Se a Universidade é um instituição social e deve devolver à sociedade o conhecimento gerado em seu bojo, a Universidade confessional deve assumir ainda o seu compromisso social com base nas promessas cristãs de acolhimento, tolerância, perdão e, sobretudo, crença na humanidade e no seu potencial de renovação e esperança.
Embora tenhamos sido surpreendidos com a pandemia de COVID-19, que chegou ao Brasil em meados do mês de março de 2020, logo no início do projeto, não desistimos de conhecer as Universidades, ainda que pelos seus endereços eletrônicos, sem a visita aos respectivos campi, imposta pelo isolamento social. Contudo, o evento do I Encontro de Confesssionalidade no Ensino Superior: valores, princípios e desafios pode nos aproximar um pouquinho de outras universidades guiadas pela fé cristã.
Da apresentação
Michelle Asato Junqueira
ORGANIZADORAS
AUTORES
APRESENTAÇÃO
PARTE I
I ENCONTRO DE CONFESSSIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: VALORES, PRINCÍPIOS E DESAFIOS
PARTE II
REFLEXÕES ACADÊMICAS SOBRE A UNIVERSIDADE E A CONFESSIONALIDADE
Ruth Carolina R. Sgrignolli
Camila Ferrara Padin
A CONFESSIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA MANIFESTAÇÃO HISTÓRICA
Introdução
1 A formação do estado brasileiro e o início de uma educação baseada na confessionalidade: período colonial e republicano
2 Contornos confessionais do Estado novo
3 Manifestação constitucional da educação a partir da Constituição de 1988 e traços confessionais contemporâneos
Conclusão
Referências
Luciana Tudisco de Oliveira
Luciana Costa
ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR, CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE DO ESTADO
Introdução
1 Ética na Universidade
2 Laicidade no Ordenamento Jurídico Brasileiro
2.1 A religião e sua interferência no ordenamento jurídico
3 Educação confessional na cultura brasileira
3.1 A influência da economia na educação confessional no Brasil
Conclusão
Referências
Michelle Asato Junqueira
UNIVERSIDADE, AUTONOMIA E CONFESSIONALIDADE: ELEMENTOS DE INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO
Introdução
1 O papel da Universidade: nascedouro, conceito e finalidade
2 A autonomia universitária: construção jurídica, conceito e dimensões
2.1 A autonomia universitária na Constituição Federal de 1988
2.2 Autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial
3 A Universidade e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
4 Confessionalidade na Universidade
Considerações Finais
Referências
Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci
Gabriel Ferreira da Silva
O SENTIDO SOCIAL DA EDUCAÇÃO CONFESSIONAL: CONTRIBUTOS E EFETIVAÇÃO DA CULTURA DA PAZ EM UNIVERSIDADES CONFESSIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Introdução
1 A evolução confessional na Educação
2 A Educação confessional como vetor de propagação e reafirmação de valores
3 A Educação confessional como firmamento da Cultura de Paz e pelos Direitos Humanos
4 Tempos pandêmicos: A espera do porvir e o firmamento dos valores da confessionalidade
Considerações finais
Referências
Fulvia Helena De Gioia
Katia Locoselli Gutierres
UNIVERSIDADES CONFESSIONAIS: GESTÃO, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E REGIME DE TRIBUTAÇÃO
Introdução
1 As Universidades Confessionais na estrutura normativa do Ensino Superior
2 Aspectos Relevantes da Gestão Financeira e Responsabilidade das Universidades Confessionais
3 Os diferenciais das Propostas Pedagógicas
4 Regime de tributação: regras de imunidade
Conclusão
Referências bibliográficas
Felipe Chiarello de Souza Pinto
Vivian Ribeiro Madsen Figueiredo
DESEMPENHO DAS IES CONFESSIONAIS NOS RANKINGS UNIVERSITÁRIOS
Introdução
1 Rankings universitários: ferramentas de interesse público e institucional
2 IES confessionais nos rankings
3 Características confessionais responsáveis pelo bom desempenho das IES nos rankings
Conclusão
Referências bibliográficas
ISBN | 978-65-5959-144-2 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 1 |
Tipo do Livro | E-book |
Páginas | 178 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Setembro/2021 |
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Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bacharel pela Universidade de São Paulo. Chefe do Núcleo Tributário, Representante da educação continuada e professora de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Pacto Federativo, Tributação e Financiamento dos Direitos Sociais. Contato: fulvia.gioia@mackenzie.br.
Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Especialista em Direito Constitucional com extensão em Didática do Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “CriadirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” da Faculdade de Direito da UPM. Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq “Políticas Públicas como Instrumento de Efetivação da Cidadania”. Pesquisadora no grupo CNPq “Estado e Economia no Brasil”. Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Direito da UPM. Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos da UPM. Professora do curso de graduação em Direito da mesma instituição. Membro da Comissão de Direitos Infantojuvenis da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo e do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA). Contato: michelleasato@mackenzie.br