As transformações pelas quais a sociedade tem passado, nas últimas décadas, vêm determinando mudanças estruturais profundas e cujos efeitos se manifestam em todos os campos da vida humana, seja nas áreas política, econômica, social, cultural ou ambiental.
O acelerado avanço das mudanças científicas e tecnológicas, a geração de novos padrões de produção e organização do trabalho e a constante internacionalização das economias são algumas das dimensões que têm afetado de forma inconteste a nova configuração social da atualidade.
As transformações pelas quais a sociedade tem passado, nas últimas décadas, vêm determinando mudanças estruturais profundas e cujos efeitos se manifestam em todos os campos da vida humana, seja nas áreas política, econômica, social, cultural ou ambiental.
O acelerado avanço das mudanças científicas e tecnológicas, a geração de novos padrões de produção e organização do trabalho e a constante internacionalização das economias são algumas das dimensões que têm afetado de forma inconteste a nova configuração social da atualidade.
SOBRE A AUTORA
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
1.1 Pressupostos da gestão democrática
1.2 O projeto político pedagógico na gestão democrática
1.3 Autonomia da escola e a gestão democrática
1.4 Participação social e gestão democrática
CAPÍTULO 2
A FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL
2.1 A formação do gestor: história e legislação
2.2 A formação do gestor na atualidade
CAPÍTULO 3
A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
3.1 Caracterização do local da pesquisa
3.2 Visão dos segmentos internos e externos da escola
3.2.1 Autonomia na Gestão da Escola
3.2.2 Participação na Gestão da Escola
3.2.2.1 Participação na Gestão
3.2.2.2 Participação no Projeto Político Pedagógico
3.2.3 Formação do Gestor
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE 1 ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O DIRETOR
APÊNDICE 2 ROTEIRO DE ENTREVISTA COM EQUIPE PEDAGÓGICA (VICE-DIRETOR E PEDAGOGOS)
APÊNDICE 3 ROTEIRO DE ENTREVISTA COM PROFESSORES
APÊNDICE 4 ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA FUNCIONÁRIOS
APÊNDICE 5 ROTEIRO ENTREVISTA COM PAIS DE ALUNOS
ISBN | 978-85-94116-68-0 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 1 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 103 |
Edição | |
Idioma | |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Agosto/2019 |
Você também pode gostar destes produtos:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.
Atualmente é Diretora Geral da Faculdade Positivo de Londrina, foi Coordenadora do curso de Pedagogia, do Centro de Inclusão da Universidade Positivo, do MBA em Gestão das Organizações Educacionais por mais de 8 anos, é Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pedagoga pela UFPR. Atua como coaching de Gestores Educacionais e coaching de carreira. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos temas: gestão democrática, gestão educacional, formação de professores, autonomia na escola, projeto político pedagógico, formação de gestores e gestão de organizações educacionais de Educação Básica e Ensino Superior.