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Educação na diversidade para a cidadania

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O livro teve como objetivo analisar a interseccionalidade gênero e diversidade sexual para verificar se e como podem relacionar-se com a proposta de uma educação na diversidade para a cidadania nos livros didáticos de História e de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, desenvolvida em abordagem qualitativa, conforme o entendimento de Chizzotti (2006), com o apoio da análise de conteúdo na modalidade categorial-temática (BARDIN, 1979; CAMPOS, 2004). Discutidos à luz do referencial teórico, constituído por autores identificados com os Estudos de gênero e sexualidade, especialmente Simone de Beauvoir, Judith Butler e Guacira Lopes Louro, os resultados obtidos reforçaram o entendimento de que as diferenças favorecem a formação da normalização das condutas heteronormativas, que, por sua vez, constituem o ponto de partida para a construção de estereótipos e preconceitos diversos. O material didático se apresenta insuficiente e resta ao professor o trabalho solitário de identificar as omissões e desenvolver estratégias que favoreçam sua devida superação, o que dificilmente é realizado sem que tenha havido um processo formativo adequado.

O livro teve como objetivo analisar a interseccionalidade
gênero e diversidade sexual para verificar se e como podem relacionar-se com a
proposta de uma educação na diversidade para a cidadania nos livros didáticos
de História e de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfico-documental, desenvolvida em abordagem qualitativa,
conforme o entendimento de Chizzotti (2006), com o apoio da análise de conteúdo
na modalidade categorial-temática (BARDIN, 1979; CAMPOS, 2004). Discutidos à
luz do referencial teórico, constituído por autores identificados com os
Estudos de gênero e sexualidade, especialmente Simone de Beauvoir, Judith
Butler e Guacira Lopes Louro, os resultados obtidos reforçaram o entendimento
de que as diferenças favorecem a formação da normalização das condutas
heteronormativas, que, por sua vez, constituem o ponto de partida para a
construção de estereótipos e preconceitos diversos. O material didático se
apresenta insuficiente e resta ao professor o trabalho solitário de identificar
as omissões e desenvolver estratégias que favoreçam sua devida superação, o que
dificilmente é realizado sem que tenha havido um processo formativo adequado.

SOBRE O AUTOR

AGRADECIMENTOS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

APRESENTAÇÃO

PREÂMBULO


INTRODUÇÃO


CAPÍTULO 1

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ

1.1 Educação, diversidade e cidadania

1.2 Gênero e diversidade sexual

1.3 Gênero, diversidade sexual e educação básica


CAPÍTULO 2

PERCURSO METODOLÓGICO

2.1 O livro didático como objeto de pesquisa

2.2 Mapeamento do estado do conhecimento

2.3 Procedimentos para a análise dos dados


CAPÍTULO 3

A INTERSECCIONALIDADE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO LIVRO DIDÁTICO

3.1 Os livros em análise

3.1.1 O livro didático de História

3.1.2 O livro didático de Ciências

3.2 Concepções de gênero nos livros didáticos de História e de  Ciências

3.2.1 O livro didático de História

3.2.2 O livro didático de Ciências

3.3 Concepções de diversidade sexual nos livros didáticos de História e de Ciências

3.3.1 O livro didático de História

3.3.2 O livro didático de Ciências

3.4 Reflexões sobre a interseccionalidade gênero e diversidade sexual nos livros didáticos analisados


CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ISBN 978-65-86300-68-0
Dimensões 23 x 15.5 x 1
Tipo do Livro Impresso
Páginas 175
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Novembro/2020
  1. Júlio Alves Caixêta Júniorprof.juliojunior@gmail.com

    Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2019). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2014). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera (2013). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (2012). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2010). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Professor de Direito Civil e de Processo Civil no Centro de Ensino Superior de São Gotardo/CESG. Coordenador e Professor de Prática Real do Núcleo de Prática Jurídica Desembargador Pedro Bernardes - NPJ/CESG. Professor de Direito Civil na Faculdade Patos de Minas FPM. Sócio-proprietário do escritório de advocacia Caixêta e Braga Sociedade de Advogados. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na 45ª Subseção da Ordem de Patos de Minas/MG (2019/2021). Mediador e Conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJ/MG (2017). Assessor Jurídico do Município de Lagamar/MG (2013/2015). Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Lagamar/MG (2021). Advogado atuante. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4371849J8

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