O livro teve como objetivo analisar a interseccionalidade
gênero e diversidade sexual para verificar se e como podem relacionar-se com a
proposta de uma educação na diversidade para a cidadania nos livros didáticos
de História e de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfico-documental, desenvolvida em abordagem qualitativa,
conforme o entendimento de Chizzotti (2006), com o apoio da análise de conteúdo
na modalidade categorial-temática (BARDIN, 1979; CAMPOS, 2004). Discutidos à
luz do referencial teórico, constituído por autores identificados com os
Estudos de gênero e sexualidade, especialmente Simone de Beauvoir, Judith
Butler e Guacira Lopes Louro, os resultados obtidos reforçaram o entendimento
de que as diferenças favorecem a formação da normalização das condutas
heteronormativas, que, por sua vez, constituem o ponto de partida para a
construção de estereótipos e preconceitos diversos. O material didático se
apresenta insuficiente e resta ao professor o trabalho solitário de identificar
as omissões e desenvolver estratégias que favoreçam sua devida superação, o que
dificilmente é realizado sem que tenha havido um processo formativo adequado.
O livro teve como objetivo analisar a interseccionalidade
gênero e diversidade sexual para verificar se e como podem relacionar-se com a
proposta de uma educação na diversidade para a cidadania nos livros didáticos
de História e de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfico-documental, desenvolvida em abordagem qualitativa,
conforme o entendimento de Chizzotti (2006), com o apoio da análise de conteúdo
na modalidade categorial-temática (BARDIN, 1979; CAMPOS, 2004). Discutidos à
luz do referencial teórico, constituído por autores identificados com os
Estudos de gênero e sexualidade, especialmente Simone de Beauvoir, Judith
Butler e Guacira Lopes Louro, os resultados obtidos reforçaram o entendimento
de que as diferenças favorecem a formação da normalização das condutas
heteronormativas, que, por sua vez, constituem o ponto de partida para a
construção de estereótipos e preconceitos diversos. O material didático se
apresenta insuficiente e resta ao professor o trabalho solitário de identificar
as omissões e desenvolver estratégias que favoreçam sua devida superação, o que
dificilmente é realizado sem que tenha havido um processo formativo adequado.
SOBRE O AUTOR
AGRADECIMENTOS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
APRESENTAÇÃO
PREÂMBULO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ
1.1 Educação, diversidade e cidadania
1.2 Gênero e diversidade sexual
1.3 Gênero, diversidade sexual e educação básica
CAPÍTULO 2
PERCURSO METODOLÓGICO
2.1 O livro didático como objeto de pesquisa
2.2 Mapeamento do estado do conhecimento
2.3 Procedimentos para a análise dos dados
CAPÍTULO 3
A INTERSECCIONALIDADE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO LIVRO DIDÁTICO
3.1 Os livros em análise
3.1.1 O livro didático de História
3.1.2 O livro didático de Ciências
3.2 Concepções de gênero nos livros didáticos de História e de Ciências
3.2.1 O livro didático de História
3.2.2 O livro didático de Ciências
3.3 Concepções de diversidade sexual nos livros didáticos de História e de Ciências
3.3.1 O livro didático de História
3.3.2 O livro didático de Ciências
3.4 Reflexões sobre a interseccionalidade gênero e diversidade sexual nos livros didáticos analisados
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ISBN | 978-65-86300-68-0 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 1 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 175 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Novembro/2020 |
-
Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2019). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2014). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera (2013). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (2012). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2010). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Professor de Direito Civil e de Processo Civil no Centro de Ensino Superior de São Gotardo/CESG. Coordenador e Professor de Prática Real do Núcleo de Prática Jurídica Desembargador Pedro Bernardes - NPJ/CESG. Professor de Direito Civil na Faculdade Patos de Minas FPM. Sócio-proprietário do escritório de advocacia Caixêta e Braga Sociedade de Advogados. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na 45ª Subseção da Ordem de Patos de Minas/MG (2019/2021). Mediador e Conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJ/MG (2017). Assessor Jurídico do Município de Lagamar/MG (2013/2015). Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Lagamar/MG (2021). Advogado atuante. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4371849J8
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