A
mercadologização do ensino jurídico no Brasil resultou em graves problemas na
formação dos estudantes, principalmente, quanto ao afastamento da pesquisa
jurídica, o que resulta em uma falta no processo de promoção da reflexão e
argumentação jurídica para a construção do pensamento jurídico, retirando a
autonomia do acadêmico no seu processo de conhecimento. O jurista é um
pesquisador natural, ao lidar com diversos casos e cada um tem sua
particularidade, além de muitos deles abordarem questões extremamente atuais e
que requerem bastante estudo e pesquisa para resolução deles. O presente livro
busca não apenas reflexão sobre o ensino jurídico, mas também realizar, de
forma prática, a aplicação de métodos e técnicas para auxiliar os professores
na inclusão da pesquisa como fator que auxilia na autonomização do ensino pelos
acadêmicos. A temática aqui pesquisada e apresentada partiu dos questionamentos
e vivências dos autores desta obra, visto que todos são, além de professores
universitários, pesquisadores.
A
mercadologização do ensino jurídico no Brasil resultou em graves problemas na
formação dos estudantes, principalmente, quanto ao afastamento da pesquisa
jurídica, o que resulta em uma falta no processo de promoção da reflexão e
argumentação jurídica para a construção do pensamento jurídico, retirando a
autonomia do acadêmico no seu processo de conhecimento. O jurista é um
pesquisador natural, ao lidar com diversos casos e cada um tem sua
particularidade, além de muitos deles abordarem questões extremamente atuais e
que requerem bastante estudo e pesquisa para resolução deles. O presente livro
busca não apenas reflexão sobre o ensino jurídico, mas também realizar, de
forma prática, a aplicação de métodos e técnicas para auxiliar os professores
na inclusão da pesquisa como fator que auxilia na autonomização do ensino pelos
acadêmicos. A temática aqui pesquisada e apresentada partiu dos questionamentos
e vivências dos autores desta obra, visto que todos são, além de professores
universitários, pesquisadores.
SOBRE A COORDENADORA
SOBRE OS AUTORES
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE QUADROS
LISTA DE ABREVIATURA
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 - A PESQUISA COMO MÉTODO PARA AUTONOMIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO DISCENTE
1.1 Ferramentas de efetivação da pesquisa como método de ensino de qualidade para a autonomização do conhecimento pelo discente
A - Hermenêutica jurídica
B - Argumentação Jurídica
1.2 Técnicas de efetivação da pesquisa como método de ensino de qualidade para a autonomização do conhecimento pelo discente
A - Resumo
B - Debates e mesas redondas
C - Seminários
D - Método Caso
E - Estudos de decisões
F - Sala de Aula Invertida
G - Problem-Based Learn (PBL)
H - Arco de Maguerez
I - Portfólio
J - Diálogo Socrático
L - Tribunais Simulados
M - Clínicas Jurídicas
N - Trabalhos de Curso (TC)
2 - A FORMAÇÃO DO DISCENTE-PENSADOR COMO META PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS COM QUALIDADE
2.1 A necessidade de formação do discente-pesquisador para a melhoria da qualidade de ensino
2.2 O planejamento prático de aulas com qualidade para a formação do discente-pensador no direito
CONCLUSÃO
POSFÁCIO
REFERÊNCIAS
ISBN | 978-65-86300-22-2 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 1 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 126 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Julho/2020 |
-
Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2019). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2014). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera (2013). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (2012). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2010). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Professor de Direito Civil e de Processo Civil no Centro de Ensino Superior de São Gotardo/CESG. Coordenador e Professor de Prática Real do Núcleo de Prática Jurídica Desembargador Pedro Bernardes - NPJ/CESG. Professor de Direito Civil na Faculdade Patos de Minas FPM. Sócio-proprietário do escritório de advocacia Caixêta e Braga Sociedade de Advogados. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na 45ª Subseção da Ordem de Patos de Minas/MG (2019/2021). Mediador e Conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJ/MG (2017). Assessor Jurídico do Município de Lagamar/MG (2013/2015). Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Lagamar/MG (2021). Advogado atuante. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4371849J8Coordenadora do Curso de Direito e Pós-graduação. Professora Universitária. Advogada. Doutora em Direito pelo Uniceub. Mestre em Sustentabilidade Socioeconômico e Ambiental pela Escola de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialização em Direito, Impacto e Recuperação Ambiental pela Escola de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: michellebalbino@hotmail.com / @omentorizando.
Outros livros da mesma categoria:
Outras obras dos autores:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.