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A pesquisa como método de autonomização discente para um ensino jurídico de qualidade

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A mercadologização do ensino jurídico no Brasil resultou em graves problemas na formação dos estudantes, principalmente, quanto ao afastamento da pesquisa jurídica, o que resulta em uma falta no processo de promoção da reflexão e argumentação jurídica para a construção do pensamento jurídico, retirando a autonomia do acadêmico no seu processo de conhecimento. O jurista é um pesquisador natural, ao lidar com diversos casos e cada um tem sua particularidade, além de muitos deles abordarem questões extremamente atuais e que requerem bastante estudo e pesquisa para resolução deles. O presente livro busca não apenas reflexão sobre o ensino jurídico, mas também realizar, de forma prática, a aplicação de métodos e técnicas para auxiliar os professores na inclusão da pesquisa como fator que auxilia na autonomização do ensino pelos acadêmicos. A temática aqui pesquisada e apresentada partiu dos questionamentos e vivências dos autores desta obra, visto que todos são, além de professores universitários, pesquisadores.

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Autores: Michelle Lucas Cardoso Balbino

A
mercadologização do ensino jurídico no Brasil resultou em graves problemas na
formação dos estudantes, principalmente, quanto ao afastamento da pesquisa
jurídica, o que resulta em uma falta no processo de promoção da reflexão e
argumentação jurídica para a construção do pensamento jurídico, retirando a
autonomia do acadêmico no seu processo de conhecimento. O jurista é um
pesquisador natural, ao lidar com diversos casos e cada um tem sua
particularidade, além de muitos deles abordarem questões extremamente atuais e
que requerem bastante estudo e pesquisa para resolução deles. O presente livro
busca não apenas reflexão sobre o ensino jurídico, mas também realizar, de
forma prática, a aplicação de métodos e técnicas para auxiliar os professores
na inclusão da pesquisa como fator que auxilia na autonomização do ensino pelos
acadêmicos. A temática aqui pesquisada e apresentada partiu dos questionamentos
e vivências dos autores desta obra, visto que todos são, além de professores
universitários, pesquisadores.

SOBRE A COORDENADORA

SOBRE OS AUTORES

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

LISTA DE QUADROS

LISTA DE ABREVIATURA

PREFÁCIO


INTRODUÇÃO


1 - A PESQUISA COMO MÉTODO PARA AUTONOMIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO DISCENTE

1.1 Ferramentas de efetivação da pesquisa como método de ensino de qualidade para a autonomização do conhecimento pelo discente

A - Hermenêutica jurídica

B - Argumentação Jurídica

1.2 Técnicas de efetivação da pesquisa como método de ensino de qualidade para a autonomização do conhecimento pelo discente

A - Resumo

B - Debates e mesas redondas

C - Seminários

D - Método Caso

E - Estudos de decisões

F - Sala de Aula Invertida

G - Problem-Based Learn (PBL)

H - Arco de Maguerez

I - Portfólio

J - Diálogo Socrático

L - Tribunais Simulados

M - Clínicas Jurídicas

N - Trabalhos de Curso (TC)


2 - A FORMAÇÃO DO DISCENTE-PENSADOR COMO META PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS COM QUALIDADE

2.1 A necessidade de formação do discente-pesquisador para a melhoria da qualidade de ensino

2.2 O planejamento prático de aulas com qualidade para a formação do discente-pensador no direito


CONCLUSÃO

POSFÁCIO

REFERÊNCIAS

ISBN 978-65-86300-22-2
Dimensões 23 x 15.5 x 1
Tipo do Livro Impresso
Páginas 126
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Julho/2020
  1. Michelle Lucas Cardoso Balbino

    Doutoranda em Direito pelo Uniceub/Brasília. Mestre em Sustentabilidade Socioeconômico e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenadora de Curso de Direito. Professora Universitária. Advogada. Pesquisadora. E-mail: michellebalbino@hotmail.com /@mentorizando_

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