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Percepções sobre o Ensino do Direito: Perspectivas Históricas, Conceituais e Metodológicas

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*Previsão de envio a partir do dia 26/09/2022


O ensino do direito no Brasil cresce tanto em números tanto quanto cresce a crítica a esses números. Multiplicação de cursos e déficit de qualidade são algumas das ideias que naturalmente vem à mente quando se pensa no tema. No entanto, muito se fala sobre o acesso e os cursos, mas nem tanto se pensa acerca dos fundamentos e dos métodos do ensino em si. Os artigos contidos nesta seleção procuram contribuir para o aprofundamento do debate metodológico do ensino do direito. Com percepções de autores totalmente imersos no cenário da educação jurídica, para além dos lugares-comuns sempre evocados quando se fala sobre o assunto, os estudos apresentam visões relevantes e em diálogo com outras disciplinas, porém sem abandonar o foco na formação jurídica.

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Autores: Caetano Dias Corrêa

*Previsão de envio a partir do dia 26/09/2022


O ensino do direito no Brasil cresce tanto em números tanto quanto cresce a crítica a esses números. Multiplicação de cursos e déficit de qualidade são algumas das ideias que naturalmente vem à mente quando se pensa no tema. No entanto, muito se fala sobre o acesso e os cursos, mas nem tanto se pensa acerca dos fundamentos e dos métodos do ensino em si. Os artigos contidos nesta seleção procuram contribuir para o aprofundamento do debate metodológico do ensino do direito. Com percepções de autores totalmente imersos no cenário da educação jurídica, para além dos lugares-comuns sempre evocados quando se fala sobre o assunto, os estudos apresentam visões relevantes e em diálogo com outras disciplinas, porém sem abandonar o foco na formação jurídica.

ORGANIZADOR

AUTORES

APRESENTAÇÃO


CAPÍTULO 1

Ana Carolina Dias 

Carolina Attuati

Guilherme Domingos Wodtke

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS MÉTODOS AVALIATIVOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Introdução

1 A avaliação da aprendizagem no ensino jurídico brasileiro

1.1 A tradição de ensino e avaliação nos cursos de Direito do Brasil

1.2  O  desafio  de tornar  a avaliação de aprendizagem mais justa

2 Os impactos da pandemia da covid-19 no sistema de  ensino  brasileiro

2.1 A implementação do sistema de ensino remoto

2.2 Os desafios do sistema de ensino remoto

3 Os métodos avaliativos e seu uso na pandemia de Covid-19

3.1 Métodos avaliativos tradicionais

3.2 Métodos avaliativos utilizados nas aulas remotas e sua eficácia

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 2

Bruna Santiago Franchini

Maria Carolina Santiago

PLANEJAMENTO DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR EM DIREITO: ASPECTOS JURÍDICOS E PEDAGÓGICOS

Introdução

1 Planejamento educacional - ensino superior

1.1 Noções Introdutórias

1.2 O Estado

1.3 As Instituições de Ensino Superior (IES)

1.4 Cursos de cada IES

1.5 Professores

2 Relação docente/discente e a produção de conhecimento

2.1 “Não há docência sem discência”

2.2 Ensinar é incitar curiosidade

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 3 

Carolina Lanzini Scatolin

Gabriela Jacinto Barbosa

Helena Sanseverino Dillenburg

MÉTODOS TRADICIONAIS DE DIDÁTICA:  AULAS EXPOSITIVAS E SEMINÁRIOS

Introdução

1 Métodos tradicionais: Aulas expositivas

1.1 Aulas expositivas no ensino jurídico

2 Métodos tradicionais: Seminários

2.1 Seminário no ensino jurídico

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 4

Daniel Ivonesio Santos

Caio Eduardo De Souza Dias

Paulo Remus Gregório

STORYTELLING E SISTEMAS DE RECOMPENSAS: DUAS POSSIBILIDADES DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO JURÍDICO

Introdução

1 Ensino jurídico e suas metodologias

1.1 Ensino jurídico tradicional

1.2 Novas possibilidades no ensino jurídico

2 Gamificação e motivação

3 Duas possibilidades da gamificação no ensino jurídico

3.1 Storytelling ou contação de histórias

3.2 Sistemas de recompensas

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 5

Daniel Rodrigues Kinchescki

José Nilton de Menezes Marinho Filho

Leticia Blank Netto

ICONOGRAFIAS DO DIREITO: A CONTRIBUIÇÃO DO MONUMENTO “TORTURA, NUNCA MAIS” PARA A HISTÓRIA DO DIREITO

Introdução

1 Direito e arte: Metodologia de ensino e construção de subjetividades

2 A iconografia como fator ativo na (re)construção do saber jurídico

3 O monumento “tortura, nunca mais” e a sua contribuição para o estudo da história do direito

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 6

Eduardo Ramos

Raul Ribas

Stefany Adriana de Souza

A EXPANSÃO DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS NO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O PERÍODO DE 2009 A 2019

Introdução

1 A expansão do ensino superior no Brasil

2 Análise da expansão dos cursos de direito a partir do número de matrículas, ingressantes e concluintes, entre 2009-2019

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 7

Guilherme Edson Merege de Mello Cruz Pinto 

A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE QUALIDADE EM PROL DA GARANTIA DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO: POSSÍVEIS REFLEXÕES A PARTIR DE UM BREVE PANORAMA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Introdução

1 A constitucionalização da educação ambiental: o papel do artigo 225 da constituição federal e da lei da  política  nacional  do  Meio  Ambiente

2 Sintetizando as principais previsões legais sobre a educação ambiental no Brasil: um panorama elaborado a partir da lei da política nacional de educação ambiental

3 Breves  reflexões  sobre  a  importância  da efetivação de uma educação ambiental de qualidade

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 8

Henrique da Silva Telles Vargas

Ricardo Fretta Flores

Soraya Teshima

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E DIDÁTICA ATIVA VALORIZANDO OS MÉTODOS E TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Introdução

1 As estratégias didáticas para participação ativa no processo de aprendizagem

1.1 A aprendizagem interativa e didática ativa

1.2 A formação do professor do ensino jurídico para o uso das tecnologias de informação e comunicação

1.3 O papel ativo do aluno mesmo no método tradicional de ensino

2 Os métodos ativos de ensino-aprendizagem no ensino jurídico

2.1 O estudo do meio, estudo de caso e método de caso

2.2 Jogos educacionais e a “gameficação”

3 A tecnologia a serviço do processo de ensino-aprendizagem

3.1 A aplicação das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem

3.2 Os desafios do uso das TIC’s no ensino jurídico  e  a  inclusão  digital

3.3 As tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem: uma análise da nova perspectiva de aprendizagem e didática ativa valorizando os métodos e técnicas para o desenvolvimento crítico e reflexivo em tempos de pandemia

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 9

Luiz Guilherme Vieira dos Santos

Caetano Dias Corrêa

O BACHAREL EM DIREITO É DOUTOR? UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONTEXTO LEGISLATIVO DO BRASIL DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA ATÉ A CRIAÇÃO DOS CURSOS JURÍDICOS PELA LEI DE 11 DE AGOSTO DE 1827

Introdução

1 Tentativas e debates sobre a criação dos cursos jurídicos no brasil após a independência

2 A criação dos cursos jurídicos pela lei de 11 de agosto de 1827 e a regulamentação pelos estatutos do Visconde de Cachoeira

3 O bacharel em direito é doutor?

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 10

Rafael Siegel Barcellos 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BASES NORMATIVAS, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE

Introdução

1 Formação normativa da Educação Ambiental

1.1 Formação normativa da Educação Ambiental em âmbito internacional

1.2 Formação da Educação Ambiental em âmbito nacional

2 Interdisciplinaridade

3 Transversalidade

Considerações finais

Referências

ISBN 978-65-5959-342-2
Dimensões 23 x 15.5 x 3
Tipo do Livro Impresso
Páginas 212
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Agosto/2022
  1. Caetano Dias Corrêa
    Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, onde leciona a disciplina “Direito e Religião”. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito e Religião da UFSC. Pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE). Membro do Grupo Interinstitucional em História da Cultura Jurídica Ius Commune (UFSC). Coordenador do Grupo de Estudos em Arbitragem da UFSC (GEArb). Advogado.

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