*Previsão de envio a partir do dia 26/09/2022
O ensino do direito no Brasil cresce tanto em números tanto quanto cresce a crítica a esses números. Multiplicação de cursos e déficit de qualidade são algumas das ideias que naturalmente vem à mente quando se pensa no tema. No entanto, muito se fala sobre o acesso e os cursos, mas nem tanto se pensa acerca dos fundamentos e dos métodos do ensino em si. Os artigos contidos nesta seleção procuram contribuir para o aprofundamento do debate metodológico do ensino do direito. Com percepções de autores totalmente imersos no cenário da educação jurídica, para além dos lugares-comuns sempre evocados quando se fala sobre o assunto, os estudos apresentam visões relevantes e em diálogo com outras disciplinas, porém sem abandonar o foco na formação jurídica.
*Previsão de envio a partir do dia 26/09/2022
O ensino do direito no Brasil cresce tanto em números tanto quanto cresce a crítica a esses números. Multiplicação de cursos e déficit de qualidade são algumas das ideias que naturalmente vem à mente quando se pensa no tema. No entanto, muito se fala sobre o acesso e os cursos, mas nem tanto se pensa acerca dos fundamentos e dos métodos do ensino em si. Os artigos contidos nesta seleção procuram contribuir para o aprofundamento do debate metodológico do ensino do direito. Com percepções de autores totalmente imersos no cenário da educação jurídica, para além dos lugares-comuns sempre evocados quando se fala sobre o assunto, os estudos apresentam visões relevantes e em diálogo com outras disciplinas, porém sem abandonar o foco na formação jurídica.
ORGANIZADOR
AUTORES
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
Ana Carolina Dias
Carolina Attuati
Guilherme Domingos Wodtke
OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS MÉTODOS AVALIATIVOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Introdução
1 A avaliação da aprendizagem no ensino jurídico brasileiro
1.1 A tradição de ensino e avaliação nos cursos de Direito do Brasil
1.2 O desafio de tornar a avaliação de aprendizagem mais justa
2 Os impactos da pandemia da covid-19 no sistema de ensino brasileiro
2.1 A implementação do sistema de ensino remoto
2.2 Os desafios do sistema de ensino remoto
3 Os métodos avaliativos e seu uso na pandemia de Covid-19
3.1 Métodos avaliativos tradicionais
3.2 Métodos avaliativos utilizados nas aulas remotas e sua eficácia
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
Bruna Santiago Franchini
Maria Carolina Santiago
PLANEJAMENTO DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR EM DIREITO: ASPECTOS JURÍDICOS E PEDAGÓGICOS
Introdução
1 Planejamento educacional - ensino superior
1.1 Noções Introdutórias
1.2 O Estado
1.3 As Instituições de Ensino Superior (IES)
1.4 Cursos de cada IES
1.5 Professores
2 Relação docente/discente e a produção de conhecimento
2.1 “Não há docência sem discência”
2.2 Ensinar é incitar curiosidade
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
Carolina Lanzini Scatolin
Gabriela Jacinto Barbosa
Helena Sanseverino Dillenburg
MÉTODOS TRADICIONAIS DE DIDÁTICA: AULAS EXPOSITIVAS E SEMINÁRIOS
Introdução
1 Métodos tradicionais: Aulas expositivas
1.1 Aulas expositivas no ensino jurídico
2 Métodos tradicionais: Seminários
2.1 Seminário no ensino jurídico
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
Daniel Ivonesio Santos
Caio Eduardo De Souza Dias
Paulo Remus Gregório
STORYTELLING E SISTEMAS DE RECOMPENSAS: DUAS POSSIBILIDADES DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO JURÍDICO
Introdução
1 Ensino jurídico e suas metodologias
1.1 Ensino jurídico tradicional
1.2 Novas possibilidades no ensino jurídico
2 Gamificação e motivação
3 Duas possibilidades da gamificação no ensino jurídico
3.1 Storytelling ou contação de histórias
3.2 Sistemas de recompensas
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
Daniel Rodrigues Kinchescki
José Nilton de Menezes Marinho Filho
Leticia Blank Netto
ICONOGRAFIAS DO DIREITO: A CONTRIBUIÇÃO DO MONUMENTO “TORTURA, NUNCA MAIS” PARA A HISTÓRIA DO DIREITO
Introdução
1 Direito e arte: Metodologia de ensino e construção de subjetividades
2 A iconografia como fator ativo na (re)construção do saber jurídico
3 O monumento “tortura, nunca mais” e a sua contribuição para o estudo da história do direito
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
Eduardo Ramos
Raul Ribas
Stefany Adriana de Souza
A EXPANSÃO DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS NO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O PERÍODO DE 2009 A 2019
Introdução
1 A expansão do ensino superior no Brasil
2 Análise da expansão dos cursos de direito a partir do número de matrículas, ingressantes e concluintes, entre 2009-2019
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
Guilherme Edson Merege de Mello Cruz Pinto
A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE QUALIDADE EM PROL DA GARANTIA DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO: POSSÍVEIS REFLEXÕES A PARTIR DE UM BREVE PANORAMA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Introdução
1 A constitucionalização da educação ambiental: o papel do artigo 225 da constituição federal e da lei da política nacional do Meio Ambiente
2 Sintetizando as principais previsões legais sobre a educação ambiental no Brasil: um panorama elaborado a partir da lei da política nacional de educação ambiental
3 Breves reflexões sobre a importância da efetivação de uma educação ambiental de qualidade
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 8
Henrique da Silva Telles Vargas
Ricardo Fretta Flores
Soraya Teshima
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E DIDÁTICA ATIVA VALORIZANDO OS MÉTODOS E TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Introdução
1 As estratégias didáticas para participação ativa no processo de aprendizagem
1.1 A aprendizagem interativa e didática ativa
1.2 A formação do professor do ensino jurídico para o uso das tecnologias de informação e comunicação
1.3 O papel ativo do aluno mesmo no método tradicional de ensino
2 Os métodos ativos de ensino-aprendizagem no ensino jurídico
2.1 O estudo do meio, estudo de caso e método de caso
2.2 Jogos educacionais e a “gameficação”
3 A tecnologia a serviço do processo de ensino-aprendizagem
3.1 A aplicação das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem
3.2 Os desafios do uso das TIC’s no ensino jurídico e a inclusão digital
3.3 As tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem: uma análise da nova perspectiva de aprendizagem e didática ativa valorizando os métodos e técnicas para o desenvolvimento crítico e reflexivo em tempos de pandemia
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
Luiz Guilherme Vieira dos Santos
Caetano Dias Corrêa
O BACHAREL EM DIREITO É DOUTOR? UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONTEXTO LEGISLATIVO DO BRASIL DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA ATÉ A CRIAÇÃO DOS CURSOS JURÍDICOS PELA LEI DE 11 DE AGOSTO DE 1827
Introdução
1 Tentativas e debates sobre a criação dos cursos jurídicos no brasil após a independência
2 A criação dos cursos jurídicos pela lei de 11 de agosto de 1827 e a regulamentação pelos estatutos do Visconde de Cachoeira
3 O bacharel em direito é doutor?
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 10
Rafael Siegel Barcellos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BASES NORMATIVAS, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE
Introdução
1 Formação normativa da Educação Ambiental
1.1 Formação normativa da Educação Ambiental em âmbito internacional
1.2 Formação da Educação Ambiental em âmbito nacional
2 Interdisciplinaridade
3 Transversalidade
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-342-2 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 3 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 212 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Agosto/2022 |
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Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, onde leciona a disciplina “Direito e Religião”. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito e Religião da UFSC. Pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE). Membro do Grupo Interinstitucional em História da Cultura Jurídica Ius Commune (UFSC). Coordenador do Grupo de Estudos em Arbitragem da UFSC (GEArb). Advogado.
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