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O Desafio de Ensinar para a Nova Geração nos Cursos Jurídicos

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*Previsão de envio a partir do dia 09/09/2023


O livro propõe uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores de Direito em instituições de ensino superior privadas, diante dos desafios e das oportunidades da educação contemporânea. O autor defende que é preciso repensar as práticas de ensino para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação, que exige profissionais críticos, criativos e comprometidos com a justiça social.

Para isso, o autor apresenta as Metodologias Ativas de Aprendizagem, que são estratégias pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulando a sua participação, autonomia e criatividade. Um exemplo de Metodologia Ativa é o uso de filmes como recurso didático, que permite explorar temas jurídicos a partir de diferentes perspectivas e situações. Além disso, o autor defende uma abordagem culturalista do ensino jurídico, que consiste em relacionar o Direito com outros fenômenos sociais, políticos e econômicos, buscando compreender o seu papel na sociedade e na cultura. Essa abordagem se contrapõe à visão dogmática, que trata o Direito como um sistema fechado e normativo.

O livro é fundamentado em uma revisão da literatura sobre a Educação e os cursos de graduação em Direito no Brasil, analisando como eles estão alinhados com a legislação vigente, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito (DCN).

A obra discute os novos paradigmas e possibilidades para a educação jurídica com a incorporação das tecnologias, destacando a importância da capacitação dos professores e a resistência em relação ao uso das novas tecnologias, além de abordar a adaptação durante a pandemia da COVID-19.

A obra também busca promover uma reflexão sobre a formação dos professores de Direito e a necessidade de repensar as práticas de ensino para atender às demandas contemporâneas, relacionando a educação jurídica com a legislação brasileira e destacando a importância da qualidade do ensino na formação de cidadãos em um Estado Democrático de Direito. Além disso, são abordadas questões relacionadas à igualdade na educação brasileira, políticas de cotas e ações afirmativas, e a democratização do acesso ao ensino superior.

Essa obra é destinada a professores de Direito que desejam se capacitar pedagogicamente e inovar nas suas práticas de ensino, bem como a estudantes e pesquisadores interessados em educação jurídica. O livro é um convite à reflexão e à transformação do ensino jurídico no Brasil.

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Autores: Washington Carlos de Almeida Junior

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O livro propõe uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores de Direito em instituições de ensino superior privadas, diante dos desafios e das oportunidades da educação contemporânea. O autor defende que é preciso repensar as práticas de ensino para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação, que exige profissionais críticos, criativos e comprometidos com a justiça social.

Para isso, o autor apresenta as Metodologias Ativas de Aprendizagem, que são estratégias pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulando a sua participação, autonomia e criatividade. Um exemplo de Metodologia Ativa é o uso de filmes como recurso didático, que permite explorar temas jurídicos a partir de diferentes perspectivas e situações. Além disso, o autor defende uma abordagem culturalista do ensino jurídico, que consiste em relacionar o Direito com outros fenômenos sociais, políticos e econômicos, buscando compreender o seu papel na sociedade e na cultura. Essa abordagem se contrapõe à visão dogmática, que trata o Direito como um sistema fechado e normativo.

O livro é fundamentado em uma revisão da literatura sobre a Educação e os cursos de graduação em Direito no Brasil, analisando como eles estão alinhados com a legislação vigente, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito (DCN).

A obra discute os novos paradigmas e possibilidades para a educação jurídica com a incorporação das tecnologias, destacando a importância da capacitação dos professores e a resistência em relação ao uso das novas tecnologias, além de abordar a adaptação durante a pandemia da COVID-19.

A obra também busca promover uma reflexão sobre a formação dos professores de Direito e a necessidade de repensar as práticas de ensino para atender às demandas contemporâneas, relacionando a educação jurídica com a legislação brasileira e destacando a importância da qualidade do ensino na formação de cidadãos em um Estado Democrático de Direito. Além disso, são abordadas questões relacionadas à igualdade na educação brasileira, políticas de cotas e ações afirmativas, e a democratização do acesso ao ensino superior.

Essa obra é destinada a professores de Direito que desejam se capacitar pedagogicamente e inovar nas suas práticas de ensino, bem como a estudantes e pesquisadores interessados em educação jurídica. O livro é um convite à reflexão e à transformação do ensino jurídico no Brasil.

SOBRE O AUTOR

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

 

CAPÍTULO 1

EDUCAÇÃO E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE

1.1 Educação no Estado Democrático de Direito

1.2 Educação como um direito fundamental de natureza social

1.3 Princípio de igualdade na Constituição Federal de 1988

1.4 Legislação e igualdade na educação brasileira

1.5 Nova geração de alunos e democratização do acesso ao ensino superior: o princípio da gratuidade e políticas públicas de cotas, inserções, e afirmação de cidadania


CAPÍTULO 2

O ENSINO DE DIREITO

2.1 A Lei de Diretrizes E Bases Da Educação Nacional e o Plano Nacional De Educação

2.2 Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito

2.3 Perfil do Egresso

2.4 Ensino de Direito e seus desafios

2.5 Formação e Capacitação de docentes 


CAPÍTULO 3 

METODOLOGIA DE ENSINO JURÍDICO 

3.1 O Professor Universitário e o processo de ensino-aprendizagem 

3.2 Avaliação do processo ensino-aprendizagem 

3.3 Geração dos Millennials: A nova sala de aula 


CAPÍTULO 4

O PAPEL DO PROFESSOR DE DIREITO NA UNIVERSIDADE

4.1 Profissão Docente X Profissão Jurídica? Desafio de conciliar duas jornadas de trabalho

4.2 A mercantilização da educação superior e os impactos para a docência


CAPÍTULO 5

NOVOS PARADIGMAS E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO

5.1 Novas tecnologias

5.2 Ferramentas de aprendizagem virtuais e a educação a distância: docência em período de pandemia do COVID - 19

5.3 Metodologias Ativas de Aprendizagem

5.4 O fenômeno jurídico e atuação com outras manifestações culturais: a formação humanística

5.5 Cinema como recurso didático para a compreensão do Direito

5.5.1 Direito e Cinema: filmes para apresentar conceitos, teorias e métodos

5.5.2 Direito e Cinema: Prática Jurídica

5.5.3 Direito e Cinema: O uso de filmes como ferramenta no ensino da argumentação jurídica


CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS 

ISBN 978-65-5959-510-5
Dimensões 23 x 15.5 x 2
Tipo do Livro Impresso
Páginas 118
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Agosto/2023
  1. Washington Carlos de Almeida Junior
    Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018) e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021). Atualmente é advogado no escritório Aloia Amaro e Almeida Advocacia e Consultoria Jurídica. Tem experiência na área de Direito Civil, Processo Civil e Direitos Humanos.

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