Editora Thoth nas redes sociais:

     

E por Falar em Mulheres: Uma Abordagem sobre a Produção de Marina Colasanti

R$ 48,00
Adquirir livro físico Adquirir E-book

*Previsão de envio a partir do dia 01/08/2022


Ao ler os contos de Marina Colasanti, o leitor percebe a delicadeza da linguagem e o modo como a autora conduz suas personagens, rompendo com valores e com regras impostas. Por meio da análise apurada de Maria Aparecida de Fátima Miguel, Marina Colasanti nos chega de maneira ainda mais interessante, pois Miguel constrói análises que permitem adentrar o universo dos contos de forma profunda, de maneira que cada elemento analisado permite ao leitor uma reflexão. Este livro é um presente a pesquisadores e a leitores que já conhecem a obra de Colasanti e por ela se interessam e, por outro lado, as análises de Maria Miguel são um convite a novos leitores e a jovens pesquisadores que, face a uma leitura primeira dos contos de Colasanti, deparam-se com o universo de símbolos nem sempre fáceis de interpretar. E nesse aspecto, Maria Miguel nos auxilia a ler nas entrelinhas do texto o que os olhos muitas vezes não capta. 

Claudia Vanessa Bergamini 

(Professora Dra. de Teoria Literária e Literaturas Vernáculas Clássicas da UFAC)

Categorias: ,
Tags:
Autores: Maria Aparecida de Fátima Miguel

*Previsão de envio a partir do dia 01/08/2022


Ao ler os contos de Marina Colasanti, o leitor percebe a delicadeza da linguagem e o modo como a autora conduz suas personagens, rompendo com valores e com regras impostas. Por meio da análise apurada de Maria Aparecida de Fátima Miguel, Marina Colasanti nos chega de maneira ainda mais interessante, pois Miguel constrói análises que permitem adentrar o universo dos contos de forma profunda, de maneira que cada elemento analisado permite ao leitor uma reflexão. Este livro é um presente a pesquisadores e a leitores que já conhecem a obra de Colasanti e por ela se interessam e, por outro lado, as análises de Maria Miguel são um convite a novos leitores e a jovens pesquisadores que, face a uma leitura primeira dos contos de Colasanti, deparam-se com o universo de símbolos nem sempre fáceis de interpretar. E nesse aspecto, Maria Miguel nos auxilia a ler nas entrelinhas do texto o que os olhos muitas vezes não capta. 

Claudia Vanessa Bergamini 

(Professora Dra. de Teoria Literária e Literaturas Vernáculas Clássicas da UFAC)

SOBRE A AUTORA

INTRODUÇÃO


CAPÍTULO 1

VÁRIAS PERSONAS FEMININAS: FIOS QUE CONDUZEM DO DEGREDO À LIBERDADE

1.1 Breve panorama sobre o movimento feminista

1.2 Existe literatura feminina: mas que pergunta é essa?!

1.3 Marina Colasanti: o que diz a crítica estabelecida

1.4 Uma primeira visão (em dissertações e teses) acerca da produção de contos de Colasanti

1.4.1 Para que ninguém a quisesse, teve a personalidade “tosada”

1.4.2 A canonização por meio da violência

1.4.3 Por preço de ocasião: “valores” em liquidação

1.4.4 Provando a sua despersonalização

1.4.5 Sobrevivendo em “águas amargas”

1.4.6 Em cada torre um “estranho bem”

1.5 Outras formas de ver o mundo: mulheres em construção

1.6 Literatura e Mulher: Do diálogo com leitoras à produção estética

1.6.1 A verdadeira história de um amor ardente: a volta às fogueiras

1.6.2 Indo além do verbo “podar”

1.6.3 Amor intenso de insaciável desejo


CAPÍTULO 2

REVISITAÇÃO E TRANSGRESSÃO DO MITO NA PRODUÇÃO COLASANTIANA

2.1 Ritos, mitos e símbolos na produção de Colasanti

2.2 “A primeira só”, uma solidão solidária

2.2.1 “Além do bastidor”: desconstruindo o mito da queda

2.2.2 Seu lugar no universo: a liberdade de exalar seu próprio perfume

2.2.3 A moça tecelã: destecendo as amarras patriarcais

2.2.4 “Entre a espada e a rosa”: o caminho da individuação

2.3 Representações arquetípicas em Um espinho de marfim e outras histórias

2.3.1 Nem ele quis uma mulher desautomatizada

2.3.2 Perigo ou prazer? Bela ou fera?

2.3.3 Revisitando o mito da caverna

2.3.4 O eterno feminino: a mandala da vida-morte-vida

2.3.5 O arquétipo da mãe: o Messias feminino


CAPÍTULO 3

A PROSA E A POESIA: LINGUAGEM EM AMPLITUDE NA PRODUÇÃO DE COLASANTI

3.1 Tecendo em prosa e verso

3.1.1 “O último rei”: a linguagem do vento

3.1.2 Além do bastidor: um jogo de cores e sons

3.1.3 “Um espinho de marfim”: sete luas para a sublimação do amor

3.1.4 “Entre as folhas do verde O”: o encontro consigo mesma

3.1.5 A interdiscursividade tecida fio após fio


CAPÍTULO 4

VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO: AMAR

4.1 As possibilidades e impossibilidades da realização do amor

4.1.1 Desencontro amoroso: a opção pela solidão

4.1.2 “Prova de amor”: despindo-se de si mesma

4.1.3 Da liquidez dos laços afetivos

4.1.4 A sedução no “jogo” da conquista amorosa

4.2 De tanto procurar: a viagem interior

4.3 Os encontros de desencontros amorosos

4.3.1 “Sete anos mais sete”: um sonho que se sonha junto


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS

OBRAS DE MARINA COLASANTI

ISBN 978-65-5959-293-7
Dimensões 23 x 15.5 x 2
Tipo do Livro Impresso
Páginas 114
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Julho/2022
  1. Maria Aparecida de Fátima Miguel
    Graduada em Letras pela UENP de Cornélio Procópio. Especialista em Literatura e Ensino de Literatura pela UNESP de Assis. Mestre em Literatura Infantil com dissertação denominada Bibliografia sobre e de Ruth Rocha pela UNESP de Assis. Doutora em Literatura Infanto Juvenil e Literatura contemporânea pela UNESP de Assis. Professora Adjunta da UENP ( UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ) com atuação nas áreas de Literatura Portuguesa, Literatura /Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil. Poeta, ensaísta, cronista com vários capítulos de livros publicados, bem como artigos em periódicos.

Outras obras dos autores:

Acessar Conta



Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.