*Previsão de envio a partir do dia 21/10/2022
A partir de abordagem netnográfica, realizada em um fórum de discussões dedicado à cantora pop Britney Spears, seria possível ver o fandom como palco de um ciberativismo de viés mercantilizado, em que alguns atores sociais no papel de prosumers, por um lado, exercem sua liberdade e encontram, mais que gratificação, formas de se projetarem individualmente. Todavia, por outro, se sujeitam a relações de exploração, como trabalho não remunerado, para promover a personalidade cuja relação concreta com suas vidas se esgota, não raro, em práticas midiáticas. São essas algumas das provocações que compõem o presente estudo de caso.
*Previsão de envio a partir do dia 21/10/2022
A partir de abordagem netnográfica, realizada em um fórum de discussões dedicado à cantora pop Britney Spears, seria possível ver o fandom como palco de um ciberativismo de viés mercantilizado, em que alguns atores sociais no papel de prosumers, por um lado, exercem sua liberdade e encontram, mais que gratificação, formas de se projetarem individualmente. Todavia, por outro, se sujeitam a relações de exploração, como trabalho não remunerado, para promover a personalidade cuja relação concreta com suas vidas se esgota, não raro, em práticas midiáticas. São essas algumas das provocações que compõem o presente estudo de caso.
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
BRITNEY, OS FÃS E A MÍDIA SOCIAL
1.1 Celebridade da música pop
1.2 Cultura do fandom
1.3 Fóruns de discussões
CAPÍTULO 2
REBELLION: UM FÓRUM DE FÃS
2.1 História
2.2 Forma
2.3 Conteúdo
CAPÍTULO 3
SUBFÓRUNS DO REBELLION
3.1 Seção Britney Spears
3.2 Seção coberturas
3.3 Seção off
CAPÍTULO 4
TRABALHO E CONSUMO NO FANDOM
4.1 O fã, às vezes um prosumer
4.2 Fandom “x” indústria
4.3 Ativismo mercantilizado?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
POSFÁCIOS
Os fóruns foram engolidos pelas empresas de mídia social? 79
#FreeBritney como caso de ativismo na cultura pop85
REFERÊNCIAS
Referências bibliográficas
Referências documentais
ISBN | 978-65-5959-347-7 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 2 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 98 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Setembro/2022 |
-
Otávio Daros é mestre em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde se graduou em jornalismo. Possui estudos publicados em revistas acadêmicas como Media, Culture & Society, Journal of Consumer Culture, e Transformative Works and Cultures, além de ter sido fellow no centro de mídia da Universidade de Bremen. Como jornalista, trabalhou no portal de notícias G1 e na RBS TV, afiliada da Rede Globo.
Outros livros da mesma categoria:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.