Editora Thoth nas redes sociais:

     

Ativismo de Fãs na Cultura das Celebridades: Do Fórum de Discussões ao Movimento #FreeBritney

R$ 70,00
Adquirir livro físico Adquirir E-book

*Previsão de envio a partir do dia 21/10/2022


A partir de abordagem netnográfica, realizada em um fórum de discussões dedicado à cantora pop Britney Spears, seria possível ver o fandom como palco de um ciberativismo de viés mercantilizado, em que alguns atores sociais no papel de prosumers, por um lado, exercem sua liberdade e encontram, mais que gratificação, formas de se projetarem individualmente. Todavia, por outro, se sujeitam a relações de exploração, como trabalho não remunerado, para promover a personalidade cuja relação concreta com suas vidas se esgota, não raro, em práticas midiáticas. São essas algumas das provocações que compõem o presente estudo de caso.

Categorias: ,
Tags:
Autores: Otávio Daros

*Previsão de envio a partir do dia 21/10/2022


A partir de abordagem netnográfica, realizada em um fórum de discussões dedicado à cantora pop Britney Spears, seria possível ver o fandom como palco de um ciberativismo de viés mercantilizado, em que alguns atores sociais no papel de prosumers, por um lado, exercem sua liberdade e encontram, mais que gratificação, formas de se projetarem individualmente. Todavia, por outro, se sujeitam a relações de exploração, como trabalho não remunerado, para promover a personalidade cuja relação concreta com suas vidas se esgota, não raro, em práticas midiáticas. São essas algumas das provocações que compõem o presente estudo de caso.

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO


CAPÍTULO 1

BRITNEY, OS FÃS E A MÍDIA SOCIAL

1.1 Celebridade da música pop

1.2 Cultura do fandom

1.3 Fóruns de discussões


CAPÍTULO 2

REBELLION: UM FÓRUM DE FÃS

2.1 História

2.2 Forma

2.3 Conteúdo


CAPÍTULO 3

SUBFÓRUNS DO REBELLION

3.1 Seção Britney Spears

3.2 Seção coberturas

3.3 Seção off


CAPÍTULO 4

TRABALHO E CONSUMO NO FANDOM

4.1 O fã, às vezes um prosumer

4.2 Fandom “x” indústria

4.3 Ativismo mercantilizado?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

POSFÁCIOS

Os fóruns foram engolidos pelas empresas de mídia social? 79

#FreeBritney como caso de ativismo na cultura pop85


REFERÊNCIAS

Referências bibliográficas 

Referências documentais

ISBN 978-65-5959-347-7
Dimensões 23 x 15.5 x 2
Tipo do Livro Impresso
Páginas 98
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Setembro/2022
  1. Otávio Daros
    Otávio Daros é mestre em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde se graduou em jornalismo. Possui estudos publicados em revistas acadêmicas como Media, Culture & Society, Journal of Consumer Culture, e Transformative Works and Cultures, além de ter sido fellow no centro de mídia da Universidade de Bremen. Como jornalista, trabalhou no portal de notícias G1 e na RBS TV, afiliada da Rede Globo.

Acessar Conta



Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.