*Previsão de envio a partir do dia 14/06/2025
Somos tão livres para agir quando estamos nas redes sociais? Este livro se debruça sobre tal questão ao analisar, do ponto de vista sociológico, econômico, jurídico e filosófico a relação entre usuário e referida tecnologia. O leitor será guiado por intermédio da história e conformação das redes clássicas para, chegando às redes sociais, perceber que elas são um apanhado de aglomerações onde todos lutam por relevância. Passando pela perda da serendipidade, a ocorrência da normose, de fake news e outras consequências de ordem socioambiental e jurídica, o leitor é convidado a refletir sobre o papel e situação de usuário de uma tecnologia que tem o potencial de obliterar o maior direito humano fundamental: o livre-arbítrio.


*Previsão de envio a partir do dia 14/06/2025
Somos tão livres para agir quando estamos nas redes sociais? Este livro se debruça sobre tal questão ao analisar, do ponto de vista sociológico, econômico, jurídico e filosófico a relação entre usuário e referida tecnologia. O leitor será guiado por intermédio da história e conformação das redes clássicas para, chegando às redes sociais, perceber que elas são um apanhado de aglomerações onde todos lutam por relevância. Passando pela perda da serendipidade, a ocorrência da normose, de fake news e outras consequências de ordem socioambiental e jurídica, o leitor é convidado a refletir sobre o papel e situação de usuário de uma tecnologia que tem o potencial de obliterar o maior direito humano fundamental: o livre-arbítrio.
SOBRE O AUTOR
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
VIVENDO EM REDES
1.1 Redes clássicas, redes randômicas e clusters
1.2 A internet e as redes sociais
1.2.1 Redes sem escalas (cauda longa) e hubs: a moderna conformação das redes sociais
CAPÍTULO 2
AS HEURÍSTICAS E OS ALGORITMOS NA VIDA HUMANA
2.1 Da sociedade de algoritmos
2.2 Mineração de dados e modelo freemium de negócios em redes sociais e no contexto do big data
2.3 A crise da propriedade da informação na era digital
CAPÍTULO 3
O DIREITO DE LIVRE DECISÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DE ALGORITMOS EM REDES SOCIAIS
3.1 O perigo da pervasividade e dos fluxos de poder constituídos por algoritmos em redes sociais
3.2 A perda da privacidade e intimidade em redes sociais
3.3 Perda do senso de comunidade: os enxames digitais e as motivações humanas
3.4 Os hubs, as redes sociais e a cauda longa como um problema para a democracia
3.5 As fake news como expoentes em redes sociais
3.6 A perda da serendipidade
3.7 A normose
3.8 O neuromarketing em redes sociais e os vícios de consentimento
3.9 Afinal de contas, os algoritmos de redes sociais suprimem o livre-arbítrio do usuário?
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ISBN | 978-65-5113-152-3 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 1 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 288 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | maio/2025 |
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Charles Emmanuel Parchen[email protected]Mestre e Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR. Especialista em processo civil pela PUCPR. Especialista em Direito Privado pela Universidade Gama Filho/R. Professor e Advogado
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