*Previsão de envio a partir do dia 17/09/2022
O ensino jurídico enfrenta uma famigerada crise, mas mais do que diagnosticar uma crise, se faz necessário pensar em soluções e encaminhamentos. Nesse sentido, a obra ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: contradições, vivências e proposituras foi organizada com o objetivo de oferecer aos interessados propostas metodológicas, compartilhar experiências e ideias de atuação docente, realidades e críticas sobre o ambiente de ensino-aprendizagem dos cursos jurídicos. A obra, propondo-se como caminho ativo e transformador, é ao mesmo tempo um convite para que o (a) leitor (a) repense sua própria prática docente ou discente e também colabore na transformação do ensino jurídico. É nessa perspectiva de uma pedagogia crítica e de transformação que os autores oferecem a obra que, agora, você tem em mãos.
*Previsão de envio a partir do dia 17/09/2022
O ensino jurídico enfrenta uma famigerada crise, mas mais do que diagnosticar uma crise, se faz necessário pensar em soluções e encaminhamentos. Nesse sentido, a obra ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: contradições, vivências e proposituras foi organizada com o objetivo de oferecer aos interessados propostas metodológicas, compartilhar experiências e ideias de atuação docente, realidades e críticas sobre o ambiente de ensino-aprendizagem dos cursos jurídicos. A obra, propondo-se como caminho ativo e transformador, é ao mesmo tempo um convite para que o (a) leitor (a) repense sua própria prática docente ou discente e também colabore na transformação do ensino jurídico. É nessa perspectiva de uma pedagogia crítica e de transformação que os autores oferecem a obra que, agora, você tem em mãos.
ORGANIZADORES
AUTORES
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
SEÇÃO 01
ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS
CAPÍTULO 1
Julia Stefanello Pires
Marcella Oldenburg Almeida Britto
Sirley Terezinha Filipak
A EDUCAÇÃO JURÍDICA E AS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Introdução
1 A questão do ensino: contexto da educação superior brasileira pré-pandemia
2 A pandemia da COVID-19 e o ensino superior brasileiro: as resoluções normativas nacionais de educação
3 O impacto da pandemia nos profissionais de educação jurídica
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
Bruno Alex Yurack
Natalia Maria Ventura da Silva Alfaya
COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO JURIDICO E A PANDEMIA COVID-19: AS DIFERENÇAS ENTRE ESTUDANTES DOS MODELOS PRESENCIAL E EAD
Introdução
1 A mudança do presencial para o remoto
2 A construção da nova perspectiva
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
Bruna Azevedo De Castro
REFELEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DO DIREITO PENAL NO CONTEXTO PANDÊMICO
Introdução
1 Dogmática penal no ensino jurídico e sua função limitativa do poder punitivo
2 Tecnologias digitais e ensino jurídico durante a pandemia por COVID-19: o espaço de aula remota ou virtual
3 Possibilidades para um ensino crítico do direito penal no contexto “pós-pandêmico”
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
Mateus Panzeri Fasolo
Juliana Kiyosen Nakayama
ATIVIDADES DO PROGRAMA CARREIRA JURÍDICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Introdução
1 O programa de formação complementar Carreira Jurídica In Loco
2 O ensino de direito e os projetos
3 Atividades do programa Carreira Jurídica In Loco durante a pandemia
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
Márcio Barbosa Zerneri
Luiz Eduardo Fadoni Sahyun Abdalla
Paula Silva Teixeira
A GARANTIA DO ACESSO À JUSTIÇA GRATUITA À COMUNIDADE CARENTE POR MEIO DO ESCRITÓRIO DE APLICAÇÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS (EAAJ) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Introdução
1 Desenvolvimento
1.1 Princípio do acesso à justiça em interface com a defensoria pública
1.2 Pandemia do coronavírus e suas consequências normativas para a universidade
1.3 Escritório de Aplicação De Assuntos Jurídicos e a importância da prática jurídica para o estudante de Direito
1.3.1 Adaptação do EAAJ à pandemia e ao ensino remoto
1.3.2 O Atendimento
Considerações finais
Referências
SEÇÃO 02
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO JURÍDICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
CAPÍTULO 6
Arthur Ramos do Nascimento
AULA EXPERIMENTAL DE TEORIA CONSTITUCIONAL COMPARADA, DEMOCRACIA E DISTOPIA: UM RELATO DE (IN)EXPERIÊNCIA NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Introdução: Prolegômenos
1 Do contexto da proposta de vivência
2 Planejando a atividade prática de vivência ativa
3 Mapeando o público alvo para a atividade prática de vivência ativa
3.1 A elaboração do formulário
3.2 Resultados do Formulário de inscrição (perfil dos participantes inscritos)
4 A atividade prática de metodologia ativa: Vivência
4.1 Providências após a análise do formulário: Sala de Aula invertida
4.2 Execução da vivência ativa
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
André Trindade
IMPLANTAÇÃO DE CURSOS JURÍDICOS NA MODALIDADE EAD
Introdução
1 Organização Didático-Pedagógica
2 Corpo docente e tutorial
3 Infraestrutura
Considerações Finais
Referências
CAPÍTULO 8
Ivana Nobre Bertolazo
Ana Cleusa Delben
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO INICIAÇÃO, PRÁTICA E CAMINHO PARA A PESQUISA:UM ESTUDO DE CASO E UM DEPOIMENTO
Introdução
1 Pressuposto: o Trabalho de Conclusão de Curso
2 Antes: de 2001 a 2011
3 Durante: de 2012 a 2018
4 Depois: de 2018 até os dias atuais
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
Aline Moura da Silva Boanova
Vitorio Gheno Dervanoski Junior
ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO NAS PERSPECTIVAS INSTITUCIONAL E ACADÊMICA
Introdução
1 Desenvolvimento
1.1 As Instituições de Ensino Superior e o pensamento complexo: a interdisciplinaridade e a transversalidade em projetos
1.2 A metodologia institucional de aprendizagem baseada em projetos: o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático
1.3 A aplicação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático: estudo de caso e impactos na aprendizagem baseada em projetos
Considerações finais
Referências
SEÇÃO 03
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO DE JURISTAS
CAPÍTULO 10
Lúcia Souza d’Aquino
A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE DIREITO DO CONSUMIDOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO COMO MEDIDA DE CIDADANIA
Introdução
1 Direito do Consumidor e educação para o consumo no brasil
1.1 O surgimento e desenvolvimento do Direito do Consumidor
1.2 Educação para o consumo como ferramenta de cidadania
2 O Direito do Consumidor no Ensino Superior
2.1 O Direito do Consumidor nas Universidades Públicas no Brasil
2.2 A necessidade de obrigatoriedade de ensino do Direito do Consumidor
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 11
José Ricardo da Silva Baron
Vladimir Brega Filho
A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA DO DIREITO NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL
Introdução
1 O que é História do Direito?
1.1 Direito Romano e História do Direito
2 As celeumas em torno do ensino da História do Direito no Brasil
3 A relevância do ensino da História do Direito
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 12
Beatriz Isaga Castro Gregório
Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: O PLANEJAMENTO DAS AULAS VOLTADO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Introdução
1 Os Desafios da incorporação da pesquisa dentro da sala de aula
2 O Princípio da Autonomia como fundamento para a Formação do Jurista
3 O planejamento das aulas voltado para a pesquisa científica
4 A sistematização da pesquisa jurídica como método de ensino
Considerações Finais
Referências
SEÇÃO 04
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, FILOSÓFICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS DO ENSINO JURÍDICO NACIONAL
CAPÍTULO 13
Vinícius Alves Scherch
ENSINO JURÍDICO ANTIFASCISTA: DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS FRENTE AO BACHARELISMO CLÁSSICO
Introdução
1 Cultura jurídica em direitos humanos
2 Ensino jurídico contemporâneo e o dever de pensar o direito
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 14
Flávio Bento
Marcia Hiromi Cavalcanti Bento
HISTÓRIA DO ENSINO JURÍDICO: UMA PROPOSTA DE BALANÇO BIBLIOGRÁFICO
Introdução
1 A constante preocupação com o ensino superior e jurídico
2 Um balanço bibliográfico
3 “Das arcadas ao bacharelismo” e estudos acadêmicos mais recentes
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 15
Izabella Affonso Costa
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL À LUZ DA TEORIA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE
Introdução
1 Breve panorama histórico dos cursos de direito no Brasil
2 Principais preocupações da atual situação do ensino jurídico no Brasil
3 Perspectivas pedagógicas para superação dos problemas do ensino jurídico com base em Paulo Freire
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 16
Jussara Romero Sanches
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Introdução
1 A construção histórica dos direitos humanos
2 O ordenamento jurídico brasileiro e a educação em direitos humanos
3 As contribuições da antropologia e da sociologia jurídica para a educação em direitos humanos
3.1 Antropologia Geral e Jurídica
3.2 Sociologia Geral e Jurídica
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 17
Luiz Gustavo Tiroli
Natália Maria Ventura da Silva Alfaya
A DECOLONIDADE DO ENSINO JURÍDICO LATINO-AMERICANO NA PERSPECTIVA LIBERTADORA DE ENRIQUE DUSSEL E DA MODERNIDADE PERIFÉRICA DE JESSÉ SOUZA
Introdução
1 Modernidades central e periférica: um entendimento comparativo entre Jürgen Habermas, Anthony Giddens e Jessé Souza
1.1 Modernidade central: Habermas e Giddens
1.2 Modernidade periférica: Jessé Souza
2 A perspectiva pedagógica e a filosofia da libertação em Enrique Dussel e a descolonização do ensino jurídico
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 18
Hermano Victor Faustino Câmara
Mariana Camilo Medeiros Rosa
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUA REPERCUSSÃO NO ENSINO JURÍDICO
Introdução
1 Educação em direitos humanos
2 Universalismo e relativismo na pedagogia dos direitos humanos
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 19
Fabiana Polican Ciena
POR UMA ARQUITETURA DEMOCRÁTICA, DECOLONIAL E NÃO VIOLENTA NO ENSINO JURÍDICO
Introdução
1 Atual estrutura do ensino jurídico
2 Decolonizar o ensino jurídico brasileiro
3 Ultrapassando barreiras
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-323-1 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 4 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 334 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Agosto/2022 |
-
Doutor em Ciência Jurídica – UENP; Mestre em Direito Agrário – UFG, Especialista em Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior. Docente da Graduação em Direito e do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Democracia, Constituição e Direitos Humano-fundamentais”. E-mail: [email protected], lattes: http://lattes.cnpq.br/1703887235949215, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6690-0667.Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do grupo de pesquisas e estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Endereço eletrônico: [email protected]. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.
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