*Previsão de envio a partir do dia 09/03/2022
O presente livro debate questões relevantes sobre mudanças na sociedade contemporânea, especialmente sobre O DIREITO NO MERCADO DA MODA e os estudos Transdisciplinares que abordam a temática. Esse livro contribui para a divulgação do conhecimento oriundo de pesquisas em diferentes contextos. Os diversos temas apresentam como fio condutor as contribuições acadêmicas dos profissionais de várias instituições de ensino superior e grupos de pesquisas, a obra conta com autores de diversas universidades brasileiras. Leitura ideal para os graduandos, pós-graduandos, jovens advogados e pesquisadores como fonte de consulta para todos aqueles que desejem ter conceitos essenciais do Direito da Moda na sociedade contemporânea.
*Previsão de envio a partir do dia 09/03/2022
O presente livro debate questões relevantes sobre mudanças na sociedade contemporânea, especialmente sobre O DIREITO NO MERCADO DA MODA e os estudos Transdisciplinares que abordam a temática. Esse livro contribui para a divulgação do conhecimento oriundo de pesquisas em diferentes contextos. Os diversos temas apresentam como fio condutor as contribuições acadêmicas dos profissionais de várias instituições de ensino superior e grupos de pesquisas, a obra conta com autores de diversas universidades brasileiras. Leitura ideal para os graduandos, pós-graduandos, jovens advogados e pesquisadores como fonte de consulta para todos aqueles que desejem ter conceitos essenciais do Direito da Moda na sociedade contemporânea.
ORGANIZADORAS
AUTORES
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1
MEDIAÇÃO NOS CONTRATOS DO DIREITO DA MODA
Introdução
1 Visão conceitual da mediação de conflitos
1.1 Marcos regulatórios da mediação de conflitos no Brasil
1.2 A mediação no Código de Processo Civil de 2015
2 Os conflitos nos contratos comerciais e empresariais do mercado da moda
3 Vantagens de utilizar a mediação nos contratos do Direito da Moda
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
FASHION LAW: O DIREITO APLICADO À MODA
Introdução
1 Breve histórico sobre moda
2 Fashion Law
2.1 No mundo
2.2 No Brasil
3 Inspiração ou cópia: como distinguir isso no mundo da moda?
4 Métodos de proteção da propriedade intelectual
4.1 Patente
4.2 Direito autoral
4.3 Desenho industrial
4.4 Marca
5 Moda e a proteção por meio do Fashion Law
6 Fashion Law e os tribunais
7 Mediação está na moda?
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
O COMPLIANCE COMO INSTRUMENTO PARA APRIMORAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA MODA
Introdução
1 As relações de trabalho na indústria da moda
2 O compliance na indústria da moda
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
ASPECTOS CONSTITUCIONAIS DO FASHION LAW: EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Introdução
1 Direito contemporâneo
1.1 Neoconstitucionalismo
1.2 Fashion Law e a Constituição Federal
1.3 A eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas
2 Conflitos de direitos fundamentais
2.1 Solução do conflito e a teoria da ponderação
2.2 Direitos fundamentais nas relações do Fashion Law
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
OS DIREITOS DE PERSONALIDADE À LUZ DO FASHION LAW
Introdução
1 Método
2 Discussão
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
O VALOR DA MARCA PARA A INDÚSTRIA DA MODA E O MERCADO DE LUXO
Introdução
1 A proteção marcária na indústria da moda
1.1 A proteção conferida pela marca
1.2 Como se adquire a titularidade de uma marca
1.3 A marca na indústria da moda
2 O que representa uma marca em termos de valores
2.1 O valor de uma marca
2.2 Como calcular o valor de uma marca
3 Posicionamentos vinculados à marca e o impacto em seu valor
3.1 Como o posicionamento pode influir no valor da marca
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA INDÚSTRIA DA MODA: DO “NOVO” CONSUMO AOS CONTRATOS
Introdução
1 Aspectos gerais das mudanças no perfil do consumo e jurídicos relacionados à pandemia
2 A necessidade de readaptação às relações tradicionais do varejo
2.1 Das “novas” relações de consumo
2.2 Das alterações contratuais e do contrato do marketplace
3 O que podemos esperar do “novo”?
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 8
SUSTENTABILIDADE NA MODA: TINGIMENTO TÊXTIL COM CORANTES NATURAIS
Introdução
1 Sustentabilidade na indústria têxtil
2 Tingimento têxtil e tipos de corantes
2.1 Corantes sintéticos e seu impacto ambiental
2.2 Corantes Naturais
2.2.1 Corante extraído da castanha de baru e a fotoproteção
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
PROPRIEDADE INTELECTUAL E RESPONSABILIDADE CIVIL NO MUNDO DA MODA
Introdução
1 Direito no mundo da moda
2 Propriedade intelectual e direitos autorais
3 Responsabilidade civil no Fashion Law
4 Perspectiva jurisprudencial acerca dos direitos autorais e responsabilidade civil na moda
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 10
REPRESSÕES ÀS INFRAÇÕES AO DIREITO MARCÁRIO E COMBATE ÀS FALSIFICAÇÕES NA INDÚSTRIA DA MODA
Introdução
1 Moda e propriedade industrial: um breve panorama na história
1.1 Propriedade intelectual na legislação
1.1.1 Violação ao direito marcário
2 Aspectos da contrafação na moda
3 A moda, contrafações e a Corte
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 11
REGIME TRIBUTÁRIO COMPETITIVO PARA O SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Introdução
1 Evolução histórica e notas conceituais da indústria da moda: segmentos têxtil e de confecção
1.1 Conceito de moda
1.2 Indústria têxtil e seus precedentes históricos
1.3 Indústria de confecção
1.4 Indústria de facção
1.5 Indústria da moda
2 Panorama da indústria têxtil e de confecção nacional e regime tributário competitivo favorável
2.1 Breves noções acerca da indústria têxtil e de confecção no cenário nacional
2.2 Modelo competitivo de tributação
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 12
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL NA INDÚSTRIA: OS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA
Introdução
1 Modelos de organização de natureza pública
1.1 Sociedades de Investimento Mobiliário para Fomento da Economia (SIMFE)
1.1.1 Contributo da IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento, S. A.) na economia e os FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento)
1.1.1.1 Fundo de Coinvestimento 200M – DL n.º 126-C/2017
1.1.1.2 Fundo de Capital & Quase Capital - DL n.º 225/2015 (doravante designado por FC&QC)
1.1.1.3 Fundo de Dívida e Garantias – DL n.º 226/20151.1.1.4 Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular – DL n.º 86-C/2016
Considerações finais
2 Modelos de organização de natureza privada: joint ventures agreement, business angels e capital de risco
2.1 Crowdfunding: financiamento colectivo
Considerações finais
2.2 Regime jurídico do capital de risco e da Sociedade de Capital de Risco (SCR)
Considerações finais
2.3 Empreendedorismo social e investimento especializado
Considerações finais
2.4 Business angel
Considerações finais
2.5 Joint venture agreement e outras formas de organização empresarial
Considerações finais
2.5.1 Consórcio
Considerações finais
2.5.2 Agrupamento Complementar de Empresas (ACE)
2.5.3 Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE)
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 13
A IMPORTÂNCIA DA FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE PARCERIA COMERCIAL DO DIGITAL INFLUENCER
Introdução
1 Os contratos do digital influencer
1.1 O digital influencer
1.2 Conceito e princípios dos contratos
1.2.1 Alguns dos princípios fundamentais aplicados aos contratos
2 A importância da formalização dos contratos realizados entre o digital influencer e as empresas
3 Publicidade nas redes sociais
Conclusão
Referência bibliográfica
ISBN | 978-65-5959-211-1 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 2 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 230 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Fevereiro/2022 |
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Doutoranda em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de Brasília – Uniceub. Mestre em Direitos Humanos. Professora de Direito Processual. Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação e Arbitragem no Centro Universitário Icesp. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDpro). Advogada. E-mail: benigna.adv@gmail.comDoutora e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela ( Ucsal), Especialista em Direito Civil (Ufba) Especialista em Relações Familiares (Ucsal), Professora de Graduação e Pós Graduação. Advogada e Mediadora Extrajudicial. Coordenadora da Pós em Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos ( Ucsal) Pesquisadora de Família, autora de livros e artigos científicos. Membro do grupo de pesquisa Gestão Social Sustentável Família e Sociedade ( UEFS/ Cnpq).
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