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Direito e Consumo: Discussões Contemporâneas

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*Previsão de envio a partir do dia 13/05/2023


Imperceptíveis ardis usados pelo Mercado usualmente impedem a percepção do modelo capacitista vigente, ignoram vulnerabilidades, tentam legitimar regras que fomentam o superendividamento e modulam nossos sonhos e desejos de forma cada vez mais sofisticada por meio do metaverso, de jogos eletrônicos e de discursos aparentemente desinteressados feitos por influenciadores digitais.

O livro que tens em mãos enfrenta, corajosamente, estes e outros temas contemporâneos sob perspectiva original e marcada por inconteste seriedade acadêmica.

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Autores: Marcos Catalan

*Previsão de envio a partir do dia 13/05/2023


Imperceptíveis ardis usados pelo Mercado usualmente impedem a percepção do modelo capacitista vigente, ignoram vulnerabilidades, tentam legitimar regras que fomentam o superendividamento e modulam nossos sonhos e desejos de forma cada vez mais sofisticada por meio do metaverso, de jogos eletrônicos e de discursos aparentemente desinteressados feitos por influenciadores digitais.

O livro que tens em mãos enfrenta, corajosamente, estes e outros temas contemporâneos sob perspectiva original e marcada por inconteste seriedade acadêmica.

ORGANIZADOR

AUTORES

AS PERIPÉCIAS DE RENART


CAPÍTULO 1

O CAPACITISMO DO MERCADO DE CONSUMO CONTEMPORÂNEO

Introdução

1 Para quem o consumo é idealizado?

2 O Capacitismo no Marketing

Considerações finais

Agradecimentos

Referências


CAPÍTULO 2

A HIPERVULNERABILIDADE DO IMIGRANTE NA SOCIEDADE DE CONSUMO

Introdução

1 A globalização e o cenário consumerista

2 O imigrante na sociedade de consumo

3 A vulnerabilidade agravada do imigrante

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 3

O PARADOXO DA LEI 14.431/2022: PERMISSÃO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PARA BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM MEIO AO CENÁRIO DE SUPERENDIVIDAMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Introdução

1 O superendividamento, a Lei nº 14.181/2021, o mínimo existencial e o Decreto nº 11.150/2022

2 Os benefícios assistenciais e de distribuição de renda como garantia do mínimo existencial

3 O paradoxo da Lei nº 14.431/2022: a dimensão negativa do mínimo existencial59

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 4

O CONSUMO CONTEMPORÂNEO: FACILIDADES DO METAVERSO

Introdução

1 As facilidades com o uso da tecnologia 

2 O metaverso

3 O consumo no ambiente de realidade virtual: mercado e metaverso

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 5

DELEUZE E OS GAME STUDIES: PRIMEIRAS REFLEXÕES

Introdução

1 Os game studies: delineamento inicial

2 A modulação de comportamento deleuziana

3 A modulação de comportamento como perspectiva para os games studies

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 6

SOCIEDADE DE CONSUMO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Introdução

1 A Sociedade de Consumo e de Rede

2 Publicidade e os influenciadores digitais na Sociedade de Consumo

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 7

O CONSUMO DA PORNOGRAFIA COMO UMA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Introdução

1 Definições de pornografia: conceituação e formas de consumo

2 A pornografia e a violência de gênero

Considerações finais

Agradecimentos

Referências


CAPÍTULO 8

SERVIÇOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO: TRAÇOS MARCANTES DO TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO PLATAFORMIZADO

Introdução

1 Para todo interesse, um serviço ou produto anunciado

2 A modernidade do consumo: liquefação e opacidade na contratação de serviços

3 Sociedade de consumo: tudo e todos em plataformas

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 9

EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DE INSTITUIÇÃO SOCIAL À ORGANIZAÇÃO MERCANTIL

Introdução

1 As reformas do Estado e seus reflexos no campo da educação superior

2 A mercantilização da educação superior no cenário brasileiro

3 Educação superior e sua crescente descaracterização como instituição social

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 10

A TENDÊNCIA DE RECLAMAÇÃO DOS CONSUMIDORES GAÚCHOS: ANÁLISE DE DADOS DOS PROCONS MUNICIPAIS NO PERÍODO DE 2017 A 2021

Introdução

1 Sociedade de consumo e as vulnerabilidades

2 Vidas dignas prometidas na Constituição Federal de 1988

3 Proteção administrativa do consumidor: análise de dados do PROCON/RS

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 11

REDUFLAÇÃO: “PAGUE O MESMO E LEVE MENOS”

Introdução

1 Consumo, marketing e reduflação

2 “Socorro! o produto encolheu”

3 Levando gato por lebre

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 12

A EXPLORAÇÃO DO MEDO PELA SOCIEDADE DE CONSUMO AFETADA PELA PANDEMIA DE COVID-19

Introdução

1 A sociedade de consumo, a cultura do medo e a mercantilização de equipamentos de segurança privada

2 A influência da pandemia de Covid-19 na mercantilização da segurança

Considerações finais

Agradecimentos

Referências

ISBN 978-65-5959-436-8
Dimensões 23 x 15.5 x 2
Tipo do Livro Impresso
Páginas 191
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação
  1. Doutor summa cum laude em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Professor no PPG em Direito e Sociedade da Unilasalle. Visiting Scholar no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (2015-2016). Estágio pós-doutoral na Facultat de Dret da Universitat de Barcelona (2015-2016). Professor visitante no Mestrado em Direito de Danos da Facultad de Derecho da Universidade da República, Uruguai. Professor visitante no Mestrado em Direito dos Negócios da Universidade de Granada, Espanha. Professor visitante no Mestrado em Direito Privado da Universidade de Córdoba na Argentina. Líder do TSD e Cofundador do Agendas de Direito Civil Constitucional. Editor da REDES. Advogado Parecerista.

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