*Previsão de envio a partir do dia 13/05/2023
Imperceptíveis ardis usados pelo Mercado usualmente impedem a percepção do modelo capacitista vigente, ignoram vulnerabilidades, tentam legitimar regras que fomentam o superendividamento e modulam nossos sonhos e desejos de forma cada vez mais sofisticada por meio do metaverso, de jogos eletrônicos e de discursos aparentemente desinteressados feitos por influenciadores digitais.
O livro que tens em mãos enfrenta, corajosamente, estes e outros temas contemporâneos sob perspectiva original e marcada por inconteste seriedade acadêmica.
*Previsão de envio a partir do dia 13/05/2023
Imperceptíveis ardis usados pelo Mercado usualmente impedem a percepção do modelo capacitista vigente, ignoram vulnerabilidades, tentam legitimar regras que fomentam o superendividamento e modulam nossos sonhos e desejos de forma cada vez mais sofisticada por meio do metaverso, de jogos eletrônicos e de discursos aparentemente desinteressados feitos por influenciadores digitais.
O livro que tens em mãos enfrenta, corajosamente, estes e outros temas contemporâneos sob perspectiva original e marcada por inconteste seriedade acadêmica.
ORGANIZADOR
AUTORES
AS PERIPÉCIAS DE RENART
CAPÍTULO 1
O CAPACITISMO DO MERCADO DE CONSUMO CONTEMPORÂNEO
Introdução
1 Para quem o consumo é idealizado?
2 O Capacitismo no Marketing
Considerações finais
Agradecimentos
Referências
CAPÍTULO 2
A HIPERVULNERABILIDADE DO IMIGRANTE NA SOCIEDADE DE CONSUMO
Introdução
1 A globalização e o cenário consumerista
2 O imigrante na sociedade de consumo
3 A vulnerabilidade agravada do imigrante
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
O PARADOXO DA LEI 14.431/2022: PERMISSÃO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PARA BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM MEIO AO CENÁRIO DE SUPERENDIVIDAMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Introdução
1 O superendividamento, a Lei nº 14.181/2021, o mínimo existencial e o Decreto nº 11.150/2022
2 Os benefícios assistenciais e de distribuição de renda como garantia do mínimo existencial
3 O paradoxo da Lei nº 14.431/2022: a dimensão negativa do mínimo existencial59
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
O CONSUMO CONTEMPORÂNEO: FACILIDADES DO METAVERSO
Introdução
1 As facilidades com o uso da tecnologia
2 O metaverso
3 O consumo no ambiente de realidade virtual: mercado e metaverso
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
DELEUZE E OS GAME STUDIES: PRIMEIRAS REFLEXÕES
Introdução
1 Os game studies: delineamento inicial
2 A modulação de comportamento deleuziana
3 A modulação de comportamento como perspectiva para os games studies
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
SOCIEDADE DE CONSUMO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Introdução
1 A Sociedade de Consumo e de Rede
2 Publicidade e os influenciadores digitais na Sociedade de Consumo
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
O CONSUMO DA PORNOGRAFIA COMO UMA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Introdução
1 Definições de pornografia: conceituação e formas de consumo
2 A pornografia e a violência de gênero
Considerações finais
Agradecimentos
Referências
CAPÍTULO 8
SERVIÇOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO: TRAÇOS MARCANTES DO TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO PLATAFORMIZADO
Introdução
1 Para todo interesse, um serviço ou produto anunciado
2 A modernidade do consumo: liquefação e opacidade na contratação de serviços
3 Sociedade de consumo: tudo e todos em plataformas
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DE INSTITUIÇÃO SOCIAL À ORGANIZAÇÃO MERCANTIL
Introdução
1 As reformas do Estado e seus reflexos no campo da educação superior
2 A mercantilização da educação superior no cenário brasileiro
3 Educação superior e sua crescente descaracterização como instituição social
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 10
A TENDÊNCIA DE RECLAMAÇÃO DOS CONSUMIDORES GAÚCHOS: ANÁLISE DE DADOS DOS PROCONS MUNICIPAIS NO PERÍODO DE 2017 A 2021
Introdução
1 Sociedade de consumo e as vulnerabilidades
2 Vidas dignas prometidas na Constituição Federal de 1988
3 Proteção administrativa do consumidor: análise de dados do PROCON/RS
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 11
REDUFLAÇÃO: “PAGUE O MESMO E LEVE MENOS”
Introdução
1 Consumo, marketing e reduflação
2 “Socorro! o produto encolheu”
3 Levando gato por lebre
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 12
A EXPLORAÇÃO DO MEDO PELA SOCIEDADE DE CONSUMO AFETADA PELA PANDEMIA DE COVID-19
Introdução
1 A sociedade de consumo, a cultura do medo e a mercantilização de equipamentos de segurança privada
2 A influência da pandemia de Covid-19 na mercantilização da segurança
Considerações finais
Agradecimentos
Referências
ISBN | 978-65-5959-436-8 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 2 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 191 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação |
-
Doutor summa cum laude em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Professor no PPG em Direito e Sociedade da Unilasalle. Visiting Scholar no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (2015-2016). Estágio pós-doutoral na Facultat de Dret da Universitat de Barcelona (2015-2016). Professor visitante no Mestrado em Direito de Danos da Facultad de Derecho da Universidade da República, Uruguai. Professor visitante no Mestrado em Direito dos Negócios da Universidade de Granada, Espanha. Professor visitante no Mestrado em Direito Privado da Universidade de Córdoba na Argentina. Líder do TSD e Cofundador do Agendas de Direito Civil Constitucional. Editor da REDES. Advogado Parecerista.
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