*Previsão de envio a partir do dia 22/10/2022
Essa obra tem o intuito de trazer ao leitor a possibilidade de fazer das empresas entes capazes de gerar a proteção ambiental e mudança comportamental necessárias para que possamos ter a garantia do equilíbrio dos ecossistemas e, em consequência a proteção das espécies, inclusive a humana.
O instrumento viável para essa mudança de paradigmas, de empresa poluidora para protetora ambiental é o compliance, que vem não somente com o intuito de trazer a cumprimento das leis, mas ir além, uma mudança ética para se alcançar o bem comum.
*Previsão de envio a partir do dia 22/10/2022
Essa obra tem o intuito de trazer ao leitor a possibilidade de fazer das empresas entes capazes de gerar a proteção ambiental e mudança comportamental necessárias para que possamos ter a garantia do equilíbrio dos ecossistemas e, em consequência a proteção das espécies, inclusive a humana.
O instrumento viável para essa mudança de paradigmas, de empresa poluidora para protetora ambiental é o compliance, que vem não somente com o intuito de trazer a cumprimento das leis, mas ir além, uma mudança ética para se alcançar o bem comum.
SOBRE A AUTORA
APRESENTAÇÃO
SIGLAS E ABREVIATURAS
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
APORTES HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS ACERCA DAS PRIMEIRAS CORPORAÇÕES
I.I Pontos importantes na evolução histórica empresarial
I.II Empresa e sua dissociação inicial da ética
I.III Distinção Habermasiana entre moral e ética
I.III.I A razão instrumental como fundamento do desenvolvimento empresarial em sua gênese
I.IV Teoria do agir comunicativo: a possibilidade da empresa incorporar um discurso ético
I.V Responsabilidade social ambiental da empresa
CAPÍTULO II
BASE NORMATIVA PARA O COMPLIANCE AMBIENTAL
II.I Sustentabilidade: um conceito capitalista
II.I.I Princípios ambientais conexos ao compliance ambiental
II.I.I.I Princípio da Precaução
II.I.I.II Princípio da Prevenção
II.I.I.III Apontamentos sobre o princípio do poluidor-pagador
II.II A construção do conceito de desenvolvimento
II.II.I Dimensões do desenvolvimento
II.II.I.I Desenvolvimento como liberdade
II.II.I.II O desenvolvimento (sustentável) como instrumento para a felicidade
II.III Governança corporativa ambiental
II.IV Integridade
CAPÍTULO III
A CONSTRUÇÃO DO COMPLIANCE AMBIENTAL EMPRESARIAL
III.I Compliance: um agir ético mundial
III.II O compliance no ordenamento jurídico brasileiro e internacional
III.III A conduta ética para atingir a conformidade ambiental
III.IV Globalização como fenômeno impulsionador do compliance ambiental
III.V Como desenvolver a teoria do agir comunicativo no âmbito da empresa
III.VI Facetas econômicas do compliance ambiental
III.VI.I Marketing verde
III.VI.II Gerenciamento de riscos
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
Anexo I: Trecho do Relatório IPCC 2021, “Sumário para formuladores de políticas”
Anexo II: Pesquisa da Universidade de Harvard e o instituto Bringhamand Won’s Hospital
Anexo III: Pesquisa acerca do Clima realizada por David Spratt e Ian Dunlop “Existential climate-related security risk: A scenario approach”
Anexo IV: Projeto de Lei 5.442/2019
Anexo V: Lei Federal 13.18/2015
ISBN | 978-65-5959-359-0 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 3 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 116 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Setembro/2022 |
-
Francielly Podanoschi de CastroAdvogada, consultora ambiental e proprietária da Trevo Carbon consultoria e assessoria ambiental em créditos de carbono. Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, doutoranda em Direito Ambiental pela UMSA-AR, vice-presidente da comissão ambiental da OAB Maringá.
Outros livros da mesma categoria:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.