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Compliance Ambiental: Como Empresas podem ser Agentes da Proteção do Meio Ambiente

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Essa obra tem o intuito de trazer ao leitor a possibilidade de fazer das empresas entes capazes de gerar a proteção ambiental e mudança comportamental necessárias para que possamos ter a garantia do equilíbrio dos ecossistemas e, em consequência a proteção das espécies, inclusive a humana.

O instrumento viável para essa mudança de paradigmas, de empresa poluidora para protetora ambiental é o compliance, que vem não somente com o intuito de trazer a cumprimento das leis, mas ir além, uma mudança ética para se alcançar o bem comum.

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Autores: Francielly Podanoschi de Castro

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Essa obra tem o intuito de trazer ao leitor a possibilidade de fazer das empresas entes capazes de gerar a proteção ambiental e mudança comportamental necessárias para que possamos ter a garantia do equilíbrio dos ecossistemas e, em consequência a proteção das espécies, inclusive a humana.

O instrumento viável para essa mudança de paradigmas, de empresa poluidora para protetora ambiental é o compliance, que vem não somente com o intuito de trazer a cumprimento das leis, mas ir além, uma mudança ética para se alcançar o bem comum.

SOBRE A AUTORA

APRESENTAÇÃO

SIGLAS E ABREVIATURAS


INTRODUÇÃO


CAPÍTULO  I

APORTES HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS ACERCA DAS PRIMEIRAS CORPORAÇÕES

I.I Pontos importantes na evolução histórica empresarial

I.II Empresa e sua dissociação inicial da ética

I.III Distinção Habermasiana entre moral e ética

I.III.I A razão instrumental como fundamento do desenvolvimento empresarial em sua gênese

I.IV Teoria do agir comunicativo: a possibilidade da empresa incorporar um discurso ético

I.V Responsabilidade social ambiental da empresa 


CAPÍTULO  II

BASE NORMATIVA PARA O COMPLIANCE AMBIENTAL

II.I Sustentabilidade: um conceito capitalista

II.I.I Princípios ambientais conexos ao compliance ambiental

II.I.I.I Princípio da Precaução 

II.I.I.II Princípio da Prevenção

II.I.I.III Apontamentos sobre o princípio do poluidor-pagador

II.II A construção do conceito de desenvolvimento

II.II.I Dimensões do desenvolvimento

II.II.I.I Desenvolvimento como liberdade

II.II.I.II O desenvolvimento (sustentável) como instrumento para a felicidade

II.III Governança corporativa ambiental

II.IV Integridade


CAPÍTULO  III

A CONSTRUÇÃO DO COMPLIANCE AMBIENTAL EMPRESARIAL

III.I Compliance: um agir ético mundial

III.II O compliance no ordenamento jurídico brasileiro e internacional

III.III A conduta ética para atingir a conformidade ambiental

III.IV Globalização como fenômeno impulsionador do compliance ambiental

III.V Como desenvolver a teoria do agir comunicativo no âmbito da empresa

III.VI Facetas econômicas do compliance ambiental 

III.VI.I Marketing verde

III.VI.II Gerenciamento de riscos


CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


ANEXOS

Anexo I: Trecho do Relatório IPCC 2021, “Sumário para formuladores de políticas”

Anexo II: Pesquisa da Universidade de Harvard e o instituto Bringhamand Won’s Hospital

Anexo III: Pesquisa acerca do Clima realizada por David Spratt e Ian Dunlop “Existential climate-related security risk: A scenario approach”

Anexo IV: Projeto de Lei 5.442/2019

Anexo V: Lei Federal 13.18/2015

ISBN 978-65-5959-359-0
Dimensões 23 x 15.5 x 3
Tipo do Livro Impresso
Páginas 116
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Setembro/2022
  1. Francielly Podanoschi de Castro
    Advogada, consultora ambiental e proprietária da Trevo Carbon consultoria e assessoria ambiental em créditos de carbono. Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, doutoranda em Direito Ambiental pela UMSA-AR, vice-presidente da comissão ambiental da OAB Maringá.

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