*Previsão de envio a partir do dia 16/10/2022
Esta obra coletiva reúne estudos e reflexões acerca do tema Governança e Compliance na seara pública, contando com a participação de renomados juristas brasileiros e estrangeiros, cuja leitura nos oferece uma visão sistêmica sobre todo o cenário legislativo aplicável à espécie, ao lado de interessantes propostas para a inserção e o desenvolvimento de novos mecanismos de gestão, de controle, de produtividade, de transparência e combate à corrupção, tendo por objetivo o atendimento dos interesses da coletividade e o fortalecimento da relação de confiança entre a Administração Pública e a sociedade.
*Previsão de envio a partir do dia 16/10/2022
Esta obra coletiva reúne estudos e reflexões acerca do tema Governança e Compliance na seara pública, contando com a participação de renomados juristas brasileiros e estrangeiros, cuja leitura nos oferece uma visão sistêmica sobre todo o cenário legislativo aplicável à espécie, ao lado de interessantes propostas para a inserção e o desenvolvimento de novos mecanismos de gestão, de controle, de produtividade, de transparência e combate à corrupção, tendo por objetivo o atendimento dos interesses da coletividade e o fortalecimento da relação de confiança entre a Administração Pública e a sociedade.
ORGANIZADORES
AUTORES
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
André Saddy
Eduardo Langoni de Oliveira Filho
COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO NO SETOR PÚBLICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Introdução
1 Aspectos iniciais: por que enfrentar a corrupção?
2 Os programas de compliance
2.1 Os programas de compliance no setor público: origem e regulamentação
2.2 Como estruturar um programa de compliance
2.3 As perspectivas com a implantação no que tange ao combate à corrupção (o legado da probidade)
3 Os desafios da implantação: programas de compliance no setor público e o aumento da burocracia: um desequilíbrio a favor da corrupção
3.1 A necessidade de combate aos programas de “fachada”
3.2 O enfrentamento da natureza do homem e a perda do sentimento de vergonha
Conclusões
Referências
CAPÍTULO 2
Cristiane Rodrigues Iwakura
Flávio Garcia Cabral
Leandro Sarai
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO
Introdução
1 Sociedade da Informação: o que mudou?
2 Limitações Humanas
2.1 A Limitação Como Vantagem
3 Informação na Regulação do Setor Financeiro
4 Perspectivas para Governança no Setor Público
4.1 Governança, Transparência e Controle
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 3
Elise Eleonore de Brites
GOVERNANÇA E COMPLIANCE NO SETOR PÚBLICO: UM NOVO PANORAMA DO BRASIL, VOLTADO PARA A MUDANÇA DE CULTURA
Introdução
1 Do mundo em caos ao Compliance Integral Sistêmico
2 Compliance Público e Governança: aliados para o fortalecimento da mudança de Cultura
3 Os desafios e perspectivas da governança pública e o estado do direito em compliance
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 4
Erika Melissa O. França Nassar
Patricia Alvares de Azevedo Oliveira
POLÍTICA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO PODER EXECUTIVO FEDERAL BRASILEIRO: PRECEDENTES E DESAFIOS
Introdução
1 A escolha dos instrumentos
2 O período pré-instituição da política de governança
2.1 O TCU enquanto fomentador da governança pública
2.2 A relevância do debate com a OCDE
3 Normativos e instrumentos para tratamento das fragilidades
3.1 Comitê Interministerial de Governança
3.2 Comitês Internos de Governança
3.3 Programas de Integridade
Considerações Finais
Referências
CAPÍTULO 5
Humberto E. C. Mota Filho
A RAZÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: ACCOUNTABILITY E GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO
Introdução
1 Accountability
1.1 A lógica da accountability democrática
1.2 Razão pública e governança da informação
2 A razão pública do desenvolvimento sustentável
2.1 Desenvolvimento sustentável e políticas públicas
2.2 Direito e Desenvolvimento
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
Irene Patrícia Nohara
GOVERNANÇA E COMPLIANCE DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
Considerações introdutórias
1 Corrupção e fraudes nas licitações e contratos
2 Compliance e boa governança
3 Regulação das compras governamentais e estímulo à autorregulação de boas práticas nos contratados
4 Programas de integridade nas contratações públicas na nova lei
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
Jorge Oliveira
Marcelo Eira
O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO COMO INDUTOR E AVALIADOR DA GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO
Introdução
1 Fundamentos da atuação do TCU na promoção da Governança
2 Histórico da implantação de práticas de Governança na Administração Pública Federal
3 Resultados da implantação de práticas de Governança na Administração Pública Federal
4 Desafios e perspectivas para o futuro próximo
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 8
Leandro de Matos Coutinho
NOTAS SOBRE A GESTÃO DE RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Introdução
1 A Gestão de Riscos
1.1 Gestão de Riscos na legislação aplicável à Administração Pública
1.1.1 Gestão de Riscos nas empresas estatais
1.1.2 Gestão de Riscos nas agências reguladoras
2 Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e a Gestão de Riscos
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 9
Marcelo Zenkner
Gabriel Ene Garcia
POR UMA REDE NACIONAL DE INTEGRIDADE: O PLS Nº 303/2016 E A CONEXÃO ENTRE OS SISTEMAS DE INTEGRIDADE COMO PRESSUPOSTO PARA SUA EFETIVIDADE
Introdução
1 As denominadas “ondas de integridade” no Mundo e no Brasil
1.1 Foreign Corrupt Practices Act (FCPA)
1.2 Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais
1.3 Lei Anticorrupção Empresarial
1.4 Estatuto Jurídico das Empresas Estatais
1.5 Decreto Federal nº 9.203/2017
1.6 Decreto Federal nº 10.756/2021
1.7 Resolução CNJ nº 410/2021
1.8 Atos normativos estaduais
2 O Projeto de Lei do Senado nº 303/2016
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 10
Marco Caldeira
André Alfar Rodrigues
A TRANSPOSIÇÃO DE REGRAS DE COMPLIANCE E DE GOOD GOVERNANCE DAS EMPRESAS PRIVADAS PARA AS EMPRESAS PÚBLICAS: UMA APROXIMAÇÃO PRELIMINAR
Introdução
1 A crescente pressão para a adoção transversal de mecanismos de compliance
2 Mecanismos de compliance nas organizações
2.1 Compliance e ética corporativa
2.2 Compliance e estrutura organizacional
3 Conclusão: o compliance nas empresas públicas
Referências
CAPÍTULO 11
Michelle Marry Marques da Silva
GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES: A PEDRA FUNDAMENTAL PARA A EFICIÊNCIA DO PROCESSO LICITATÓRIO
Introdução
1 A necessidade de implementação da governança nas contratações públicas e a busca por uma administração pública gerencial
2 O planejamento das contratações públicas e o emprenho da nova lei de licitações e contratos administrativos com a mudança ade paradigmas da administração pública
3 A consultoria e assessoramento jurídicos na nova lei de licitações e contratos e a ampliação das atividades exercidas
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 12
Rafael Carvalho Rezende Oliveira
Jéssica Acocella
A EXIGÊNCIA DE PROGRAMAS DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES: UMA ANÁLISE DE CUSTOS E BENEFÍCIOS
Introdução
1 A utilização da licitação como instrumento de indução
2 Compliance e Integridade no Ordenamento Jurídico Brasileiro
3 A exigência de Compliance e Programas de Integridade na Nova Lei de Licitações
4 Um esforço de balanceamento entre o papel regulatório e de incentivo das licitações públicas e a desejável obtenção da proposta economicamente mais vantajosa pela administração pública
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 13
Juliano Oliveira Brandis
Renata Di Masi Palheiro
GOVERNANÇA E CONTROLE: A NECESSIDADE DE AUTOCONTENÇÃO E COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL PARA E EFETIVIDADE DO CONTROLE E DAS PRÁTICAS DE BOA GOVERNANÇA NO BRASIL
Introdução
1 Boa governança: conceito e ferramentas
2 O possível conflito de interesses entre “agente” e “principal” no setor público
3 Os controles na administração pública
4 O problema da competição institucional entre os órgãos de controle: proposta de solução
5 O exemplo do acordo de leniência
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 14
Renee do Ó Souza
O COMPLIANCE E A DELIMITAÇÃO DA POSIÇÃO DE GARANTE DO AGENTE DA LINHA DE DEFESA DA NOVA LEI DE LICITAÇÃO
Introdução
1 A relevância penal da omissão do agente da linha defensiva na nova lei de licitações
2 O fomento dos programas de integridade ou compliance na administração pública
3 A função depuradora do compliance na responsabilidade penal por omissão
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 15
Rodrigo Pironti
Mirela Miró Ziliotto
A IMPORTÂNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E COMPLIANCE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: A EXIGÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INTEGRIDADE É UM CAMINHO ADEQUADO?
Introdução
1 A importância das boas práticas de governança e compliance nas contratações públicas
2 Os sistemas de integridade nas contratações públicas
3 A certificação dos sistemas de integridade: bom ou mau negócio?
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 16
Rodrigo Valverde
Tereza Cristina A. M. Gorito
O IMPACTO DO COMPLIANCE NO ALCANCE DO INTERESSE PÚBLICO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO NAS ESTATAIS – UMA SIMBIOSE ENTRE DIREITO PRIVADO E A FUNÇÃO SOCIAL
Introdução
1 A atuação empresarial do Estado e o regime jurídico aplicável
2 Da despatrimonialização do Direito Civil à função social – breves considerações
3 Da superação da dicotomia público-privado
3.1 A função social e a inspiração no direito e na vida privada para auxiliar a administração pública – da função social das estatais
Considerações finais: o papel do Compliance e o interesse estatal
Referências
CAPÍTULO 17
Valdir Moysés Simão
Pedro Henrique Adoglio Benradt
VIRANDO A CHAVE: DO COMBATE À CORRUPÇÃO AO FOMENTO DA INTEGRIDADE
Introdução
1 O movimento popular como ferramenta propulsora
2 Lei Anticorrupção
3 Lei de Combate ao Crime Organizado
4 A era da Lava Jato e seu legado
5 A cultura de integridade no setor público
Conclusão: virando a chave – do combate à corrupção ao fomento da integridade pública
Referências
CAPÍTULO 18
Wagner de Campos Rosário
Aurisan Souza de Santana
O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM ACORDOS DE LENIÊNCIA
Introdução
1 A Lei Anticorrupção
2 Compartilhamento de informações em Acordos de Leniência
2.1 Jurisprudência
2.2 Classificação de compartilhamento de informações em Acordos de Leniência
2.2.1 Quanto ao momento
2.2.2 Quanto à Finalidade
2.2.3 Quanto à natureza dos agentes
2.2.4 Quanto à Jurisdição
Conclusão
Referências
CAPÍTULO 19
Rodrigo Fontenelle de A. Miranda
Vládia Pompeu Silva
GOVERNANÇA E INTEGRIDADE PÚBLICAS: COMO A ECONOMIA COMPORTAMENTAL PODE AUXILIAR NO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
Introdução
1 Governança e Integridade Públicas
2 Economia Comportamental e Administração Pública
Conclusão: Governança e economia comportamental, uma simbiose possível
Referências
CAPÍTULO 20
Daniel Picolo Catelli
Marcela Rosal Masera Almeida
A IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROCESSO CONTÍNUO
Introdução
1 Origem da Governança
1.1 Governança corporativa
1.1.1 Robert Monks
1.1.2 Cadbury Report
1.1.3 Princípios da OCDE sobre Governo das Sociedades
1.1.4 Lei Sarbanes-Oxley
1.2 Governança pública
2 Governança na Administração Pública Brasileira
2.1 Papel do Tribunal de Contas da União
2.2 Papel do Poder Executivo Federal
2.3 OCDE
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-346-0 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 6 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 358 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Setembro/2022 |
-
Doutora e Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e em Regulação do Mercado de Capitais pelo Ibmec/RJ. Coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União na 2ª Região (RJ/ ES). Coordenadora de Disciplinas nos Programas de Mestrado Profissional e de Pós-Graduação da Escola da Advocacia-Geral da União. Professora convidada da Pós-Graduação em Direito Processual Civil do Centro de Estudos e Pesquisas da UERJ (CEPED-UERJ), da Pós-Graduação da PUC/Rio, e da FGV Direito Rio em Regulação do Mercado de Capitais. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO), do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ) e do Instituto de Direito Administrativo Sancionador (IDASAN). Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União desde 2006. E-mails: cristiane.iwakura@agu.gov.br / crisiwakura@yahoo.com.brAuditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do CONACI e do Conselho Fiscal do BDMG. Foi Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO (04/2019 – 03/2021) e chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum, 2ª edição)) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: CGAP, CIA, CCSA e CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). E-mail: fontenelle.auditoria@gmail.com.Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2015). Mestre em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrolo pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha - 2015). Especialista em Estudos de Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra (2020). Pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB (2010). Pós-graduada em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2005). Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito. Mentora em liderança pela Escola Nacional da Administração Pública (ENAP). Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Ex-Procuradora do Estado do Pará. Ex-Corregedora da Agência Nacional de Aviação Civil. Ex-Corregedora-Geral da Advocacia da União. Ex-Advogada-Geral da União Adjunta. Atual Assessora Especial do Advogado-Geral da União. E-mail: vladiapompeu@yahoo.com.br.
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