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O Consumo de Ensino Superior em Direito: A Educação Como Objeto de Desejo e Bem Jurídico a ser Consumido em um Cenário de Fragmentação do Direito

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O ensino superior em Direito é um mercado em constante expansão, com um número cada vez maior de alunos e egressos. Nesse contexto, o presente livro analisa a relação de consumo produzida entre alunos e egressos do curso de Direito e as instituições privadas nas quais estão, ou estiveram inseridos.A obra aborda o histórico do ensino superior, bem como os estudos sobre o consumo e a sua interação com a sociedade. Nesse cenário, a educação jurídica passa a ser vista como um objeto de desejo e um bem jurídico a ser consumido. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os alunos e egressos do curso de Direito se percebem como consumidores de um serviço prestado pelas instituições de ensino.A produção analisa esse fenômeno sob a perspectiva do Direito do Consumidor, estando atendo às questões educacionais que permeiam o assunto. A autora, Marcela Duarte, defende que o consumidor de ensino superior em Direito tem direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados, mas que principalmente, as implicações decorrentes do consumo de educação superior em Direito precisam ser discutidas dada a sua importância para a sociedade brasileira, uma vez que não pode ser tratado como mero objeto.O presente livro é uma contribuição importante para o debate sobre o consumo de ensino superior em Direito. A obra oferece uma análise aprofundada da relação entre alunos, egressos e instituições de ensino, com base em dados empíricos e uma sólida fundamentação teórica.

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Autores: Marcela Duarte

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O ensino superior em Direito é um mercado em constante expansão, com um número cada vez maior de alunos e egressos. Nesse contexto, o presente livro analisa a relação de consumo produzida entre alunos e egressos do curso de Direito e as instituições privadas nas quais estão, ou estiveram inseridos.A obra aborda o histórico do ensino superior, bem como os estudos sobre o consumo e a sua interação com a sociedade. Nesse cenário, a educação jurídica passa a ser vista como um objeto de desejo e um bem jurídico a ser consumido. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os alunos e egressos do curso de Direito se percebem como consumidores de um serviço prestado pelas instituições de ensino.A produção analisa esse fenômeno sob a perspectiva do Direito do Consumidor, estando atendo às questões educacionais que permeiam o assunto. A autora, Marcela Duarte, defende que o consumidor de ensino superior em Direito tem direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados, mas que principalmente, as implicações decorrentes do consumo de educação superior em Direito precisam ser discutidas dada a sua importância para a sociedade brasileira, uma vez que não pode ser tratado como mero objeto.O presente livro é uma contribuição importante para o debate sobre o consumo de ensino superior em Direito. A obra oferece uma análise aprofundada da relação entre alunos, egressos e instituições de ensino, com base em dados empíricos e uma sólida fundamentação teórica.


SOBRE A AUTORA

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO


CAPÍTULO 1 

A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

1.1 O Nascimento das Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior

1.2 Gênese e amadurecimento dos Cursos de Direito no Brasil

1.3 A sociedade e o Ensino Superior em Direito


CAPÍTULO 2

CONSUMO

2.1 A Sociedade De Consumo

2.2 Cliente ou Consumidor

2.3 O Direito do Consumidor de Educação Superior de Instituições de Ensino Privadas


CAPÍTULO 3

OBJETO DE DESEJO OU BEM JURÍDICO: A FRAGMENTAÇÃO DO DIREITO NO CENÁRIO EDUCACIONAL

3.1 A Constituição do Bem Jurídico por Meio da Educação

3.2 Objeto de Desejo: Uma Construção Social

3.3 Análise dos Dados Obtidos


CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

ANEXO


ISBN 978-65-5959-850-2
Dimensões 23 x 15.5 x 1
Tipo do Livro Impresso
Páginas 137
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação julho/2024
  1. Marcela Duarte[email protected]
    Marcela Duarte é doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Direito pela Universidade La Salle (2022) e pesquisa sobre consumo, educação e políticas públicas de ambas as áreas. Professora e advogada. É bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018); possui licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014); e licenciatura em Letras, com ênfase em Português, Inglês e Literaturas (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Apaixonada por conhecimento, segue pesquisando e descobrindo os entrelaçamentos entre Direito e Educação

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