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Ensino Superior No Cárcere Feminino Paulista: Avaliação Crítica De Políticas Educacionais De Reintegração Social

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O livro traz uma avaliação crítica das políticas educacionais de reintegração social por meio da educação no cárcere feminino do Estado de São Paulo, demonstrando se há ou não uma real relevância da promoção do ensino superior nas prisões. 

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Autores: Fernanda Rabello Belizário

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O livro traz uma avaliação crítica das políticas educacionais de reintegração social por meio da educação no cárcere feminino do Estado de São Paulo, demonstrando se há ou não uma real relevância da promoção do ensino superior nas prisões. 

SOBRE A AUTORA

AGRADECIMENTOS

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO


CAPÍTULO 1

MULHERES ATRÁS DAS GRADES: UM RETRATO DO CÁRCERE FEMININO

1.1 Quem são elas? Um pouco sobre as “mulheres invisíveis”

1.2 Características do cárcere feminino: respeito ou desrespeito às especificidades da mulher?


CAPÍTULO 2

ENCARCERAMENTO FEMININO E A GUERRA ÀS DROGAS 

2.1 Aumento do encarceramento feminino brasileiro

2.2 As traficantes no Brasil: razões que levam mulheres ao tráfico de drogas e a perpetuação do machismo no mundo do crime


CAPÍTULO 3

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES

3.1 Reintegração social por meio do ensino no cárcere: a situação da educação intramuros no Brasil

3.2 Ensino superior na atualidade


CAPÍTULO 4

PROMOÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CÁRCERE PAULISTA

4.1 Projetos que levam o ensino nas prisões femininas do Estado de São Paulo

4.1.1 Ensino superior e o projeto mackenzista “Reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro: uma proposta pedagógica de formação integral” 

4.1.2 Ensino superior e o programa “Autonomia Econômica das Mulheres”

4.1.3 Cursos livres profissionalizantes e a Escola CENED: Programa de Qualificação Profissional aos internos do Sistema Prisional Brasileiro

4.1.4 Cursos livres profissionalizantes e os projetos promovidos pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo: “Pró-Egresso”, “Escola+Bonita”, “Estufas” e “Diversidade à Mesa”

4.1.5 Cursos livres profissionalizantes e o Programa “Escola de Qualificação Profissional” do Fundo Social de São Paulo

4.1.6 Demais cursos livres profissionalizantes disponíveis para a população carcerária feminina do Estado de São Paulo 

4.1.7 Curso para facilitar o ingresso no ensino superior: a preparação para o ENEM intramuros

4.2 O ensino superior versus o canto sedutor do tráfico de drogas


CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


ISBN 978-65-5959-835-9
Dimensões 23 x 15.5 x 2
Tipo do Livro Impresso
Páginas 168
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação julho/2024
  1. Fernanda Rabello Belizário
    Mestranda (CAPES/PROSUC) em Direito Político e Econômico (2021-) e graduada em Direito (2014/2018) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa “Estado e Economia no Brasil” e “Mulher, Sociedade e Direitos Humanos”. Membro do Projeto de Extensão ‘’Inclusão social de residentes do sistema carcerário: construção de narrativas sobre a experiência de formação universitária’’. Colaboradora do Projeto Integrador ‘’Observatório das decisões judiciais relativas a pedidos de liberdade no período da pandemia do COVID-19’’. Atualmente é líder da Comissão de Comunicação e estagiária docente da disciplina “Ensino de Pesquisa no Direito”, ambos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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