*Previsão de envio a partir do dia 18/11/2022
“Tratando-se de uma abordagem interdisciplinar em amplo crescimento e que cada vez mais se faz presente no Brasil, o movimento direito e artes possibilita olhares próprios e diversos sobre problemas sociais que devem receber a atenção devida de toda a sociedade. O livro “Direito, Mulher e Cinema” se situa nessa relação interdisciplinar com recorte e propósito bem definidos: (re)pensar problemáticas que dizem respeito aos direitos das mulheres com base em reflexões estabelecidas a partir da análise crítica de obras cinemato-gráficas. Filmes, séries, documentários e outras películas permeiam essa obra coletiva que reúne autoras e autores de diversos lugares com o intuito de se refletir pela ótica jurídica a questão da mulher na sociedade contemporânea. Fica aqui o convite para a leitura e participação nesse diálogo necessário!”
*Previsão de envio a partir do dia 18/11/2022
“Tratando-se de uma abordagem interdisciplinar em amplo crescimento e que cada vez mais se faz presente no Brasil, o movimento direito e artes possibilita olhares próprios e diversos sobre problemas sociais que devem receber a atenção devida de toda a sociedade. O livro “Direito, Mulher e Cinema” se situa nessa relação interdisciplinar com recorte e propósito bem definidos: (re)pensar problemáticas que dizem respeito aos direitos das mulheres com base em reflexões estabelecidas a partir da análise crítica de obras cinemato-gráficas. Filmes, séries, documentários e outras películas permeiam essa obra coletiva que reúne autoras e autores de diversos lugares com o intuito de se refletir pela ótica jurídica a questão da mulher na sociedade contemporânea. Fica aqui o convite para a leitura e participação nesse diálogo necessário!”
MULHER, DIREITO E CINEMA
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E O LUGAR OCUPADO POR ELAS NA SOCIEDADE: UMA LEITURA A PARTIR DOS CONTOS DE FADAS
Introdução
1 A mulher e a legislação brasileira: Um breve percurso sobre os direitos
2 Uma leitura da mulher a partir do universo dos contos de fadas
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
“VOLVER”: A VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR E A SUA ABORDAGEM NO FILME DE PEDRO ALMODÓVAR
Introdução
1 Direito e Cinema
2 Violência sexual intrafamiliar
3 Análise do filme Volver, de Pedro Almodóvar
4 O diretor
5 Resumo e análise do filme
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
A MULHER E SEU ESPAÇO NA CIÊNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA: UM TRIBUTO A ADA LOVELACE E A “CAÇA AS BRUXAS” NA ERA DA CIÊNCIA
Introdução
1 Breve contexto histórico sobre o desenvolvimento da ciência e a participação da mulher
2 A participação da mulher na ciência ao longo da história
3 História e Legado da Ada Lovelace como referência na luta da mulher
4 Ada Lovelace e a “Caça Às Bruxas” na Era da Ciência: A Era da “Caça às Bruxas” e a Demonização da Mulher
5 A importância de Ada Lovelace para a tomada de espaço pela mulher na ciência
6 Da “Caça às Bruxas” à contemporaneidade e a participação da mulher na ciência
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
O JULGAMENTO DE VIVIANE AMSALEM (GETT): UMA ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DA LEI Nº 11.340/2006 E A PROTEÇÃO DE MULHERES NOS PROCESSOS DE DIVÓRCIOS ENVOLVEN DO VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Introdução
1 Análise do filme “O julgamento de Viviane Amsalem” na perspectiva do direito criminalista feminista
2 “Crimes de Violência Psicológica”: Litigância abusiva em processos de divórcios no século XXI
3 O processo de proteção de mulheres vítimas de violência psicológica pela Lei n. 11.340 de 2006 e sua aplicação nos processos de divórcios: Existe efetividade?
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
“LAERTE-SE”: NAS MODULAÇÕES SENSÍVEIS DE UM CORPO AS FRONTEIRAS DOS DIREITOS TRANS
Introdução
1 Sobre a descoberta de um corpo
2 Sobre o valor das carnes
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
IGUALDADE DE GÊNERO COMO DIREITO CIVIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DO FILME “SUPREMA”
Introdução
1 Ruth Ginsburg na sociedade patriarcal dos anos 50-70
2 Inserção da mulher na faculdade: Busca de Ruth G. para ser um “Homem de Harvard”
3 Ruth e o mercado de trabalho: “Já contratamos uma mulher, o que faríamos com duas?”
4 A mulher enquanto sujeito econômico, político e social: O reflexo das lutas antigas na contemporâneidade
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
O LONGO E ÁRDUO CAMINHO DO MUNDO DE MULHERES SUPREMAS
Introdução
1 O LEGADO DE UMA MULHER NO DIREITO: FILME SUPREMA
2 Luta jurídica das mulheres no mercado brasileiro
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 8
A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO NA CONSTRUÇÃO DA TESE DE LEGÍTIMA DEFESA DA HONRA E SEU USO PERANTE O TRIBUNAL DO JÚRI: ANÁLISE SOB O VIÉS DA TELENOVELA BRASILEIRA “GABRIELA”
Introdução
1 Telenovela brasileira “Gabriela” (2012)
2 Instituto da legítima defesa
3 A aparecimento do patriarcado em legislações e por consequência sua influência nos tempos atuais
4 Casos concretos de femínicio em que houve o uso da tese de legítima defesa da honra do homem
5 Posição da Suprema Corte
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NA SÉRIE COISA MAIS LINDA: RETRATOS DA SOCIEDADE RACISTA E PATRIARCAL BRASILEIRA
Introdução
1 Direito e cinema: A (in)visibilidade da participação feminina no cenário brasileiro
2 O retrato da mulher negra nos cinemas: As marcas do racismo estrutural e da necropolítica brasileira
3 A (in)visibilidade da mulher negra na série coisa mais linda: As faces do racismo e a subjugação feminina na personagem adélia
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 10
AS SUFRAGISTAS: ANÁLISE HISTÓRICA DA RELAÇÃO DE SUBORDINAÇÃO E A CRIMINALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Introdução
1 As sufragistas
2 O patriarcado e a violência contra a mulher
3 A criminalização da violência
4 A culpabilidade da vítima
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 11
CUBA Y BRASIL: VIDAS DE MUJERES EN DOS FILMES
Introducción
1 Que horas ela volta? Análisis de problemáticas.
2 La película de Ana. Análisis de problemáticas.
Consideraciones finales
Referencias
CAPÍTULO 12
INOCÊNCIA ROUBADA: VIDA E ARTE NA NARRATIVA FÍLMICA ACERCA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL
Introdução
1 Inocência roubada
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 13
UNDER THE KNIFE: MEDICINA E CORPO FEMININO NO SÉCULO XIX
Introdução
1 A descoberta do corpo
2 Igualdade mórbida
3 As vênus anatômicas
4 Julgando o livro pela capa
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 14
A FOGUEIRA DAS FAKE NEWS: BRUXARIA, FOFOCA E INQUISIÇÃO
Introdução: Novo rosto para um medo antigo
1 A figura da bruxa
2 Fogueira, com “f” de fofoca
Considerações finais: Onde há fumaça, há fogo
Referências
CAPÍTULO 15
DOGVILLE E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES ENTRE DIREITO E CINEMA
Introdução
1 Lars Von Trier: Fusão entre vida e obra
2 Manifesto Dogma 95
3 Análise fílmica de Dogville: Entre o discurso e a diegese
4 A trajetória de grace e os modos de violência doméstica contra a mulher
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 16
IMAGENS EM MOVIMENTO, SOCIEDADES ESTAGNADAS: ARQUITETURA DE “QUE HORAS ELA VOLTA?”, DE ANNA MUYLAERT
Introdução
1 A arquitetura de “Que Horas ela Volta”: Lugar, espaço e fala
2 Herança colonial e máscaras: o retrato de um passado que é presente
3 Representações imagéticas da mulher: Os percursos e a construção de Val
4 Um quarto e um teto que não é seu: Estruturas sociais e experiência estética
5 Imagens em movimento, sociedades estagnadas: Tempo e Direito
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 17
O DIABO VESTE PRADA: A DITADURA DA BELEZA COMO OBSTÁCULO À EQUIDADE DE GÊNERO
Introdução
1 O Diabo Veste Prada
2 O gênero enquanto ficção narrativa e o feminismo
3 A discriminação da mulher como ofensa à equidade de gênero
4 A padronização do corpo feminino como ferramenta subjugação da mulher
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 18
O PRINCÍPIO DE UMA IGUALDADE EM MULHERES AO PODER
Introdução
1 Desigualdade de gênero
2 Sexualização e objetificação do corpo da mulher
3 O princípio da igualdade
4 Movimentos feministas
5 O papel da mídia
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 19
ANÁLISE DOS CRIMES DE ESTUPRO E ESTUPRO DE VULNERÁVEL PRESENTES NO ROL TAXATIVO DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI N. 8.072/90) EM PARALELO COM OS DELITOS APRESENTADOS NO FILME SEQUESTRO EM CLEVELAND: UMA LEITURA DA POSIÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE MODERNA
Introdução
1 O sequestro de Cleveland
2 Do autor dos fatos
3 Análise legislativa
3.1 Do art. 213 do código penal
3.2 Do artigo 217-a do código penal
3.3 Da lei n. 8.072/90 e seus incisos V e VI
4 Análise dos crimes de estupro e estupro de vulnerável presentes no rol taxativo dos crimes hediondos em paralelo com os delitos apresentados no filme, correlacionados com a situação da mulher na sociedade moderna
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 20
TULLY E O CONFRONTO ENTRE O ESTADO PUERPERAL LEGAL E O PUERPÉRIO REAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Uma introdução, sob a perspectiva da interdisciplinaridade
1 O filme Tully e o retrato cinematográfico do puerpério real
2 O puerpério no direito penal brasileiro: A tipificação do delito de infanticídio
3 É mesmo necessário padecer no paraíso? Representações sociais e a realidade da maternidade e do puerpério
Considerações finais: Por uma conclusão esperançosa
Referências
CAPÍTULO 21
UMA REFLEXÃO COM A OBRA CINEMATOGRÁFICA “A VIDA INVISÍVEL”, DE KARIM AÏNOUZ
Introdução
1 Resumo da obra
2 Eurídice
3 Guida
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 22
“A VIDA INVISÍVEL”: REGIMES DE VISUALIDADE E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER COMO SUJEITO DE DIREITO
Introdução: Invisibilidades da mulher na narrativa fílmica
1 Primeiras reflexões: Regimes de visualidade da narrativa fílmica
2 Os processos de subjetivação da mulher como sujeito de direito
Considerações finais: A luta não acabou
Referências
CAPÍTULO 23
NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MACHISMO ATRAVÉS DO OLHAR CINEMATOLÓGICO
Introdução
1 O cinema e suas metáforas literárias
2 Para refletir sobre a construção da violência
Considerações finais (por aqui)
Referências
CAPÍTULO 24
O ESTUPRO VELADO NO ENCARCERAMENTO FEMININO: UMA LEITURA ATRAVÉS DA SÉRIE ORANGE IS THE NEW BLACK
Introdução
1 Breve análise da obra
2 A série orange is the new black retrata a realidade das prisões?
2.1 A série Orange is The New Black é o retrato das prisões femininas brasileiras?
3 O estupro como forma de opressão patriarcal sobre o corpo feminino
3.1 O estupro dentro da série Orange is The New Black
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 25
O ENVELHECIMENTO E A SAÚDE FEMININA SOB A ÓTICA DO FILME: “E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?
Introdução
1 A dura realidade do século XXI: O envelhecer sob a ótica do filme “e se vivêssemos todos juntos?”
2 Das políticas públicas de saúde para a pessoa idosa
3 O envelhecimento e a saúde feminina
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 26
“EU NÃO SOU UM HOMEM!”: BREVES REFLEXÕES SOBRE O PAPEL FEMININO EM O SENHOR DOS ANÉIS
Introdução
1 Tolkien e sua escrita
2 O Senhor Dos Anéis - do livro ao filme
3 Éowyn – a Senhora Branca de Rohan
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-369-9 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 5 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 458 |
Edição | 1 |
Idioma | Portugês |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Outubro/2022 |
-
Doutoranda e Mestra em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL (Bolsista PROSUP/CAPES); Graduada em Direito - Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL; Professora no Centro Universitário Internacional - UNINTER; Responsável pelo Grupo de Estudos: Direitos da Mulher do Centro Universitário Internacional – UNINTER; Professora da pós-graduação do Curso Jurídico e preparatório de concurso público; Professora convidada da pós-graduação da Escola da Magistratura Estadual de Santa Catariana - ESMESC. Colunista do sala de aula criminal. Advogada. E-mail: simionibruna@hotmail.com.Acadêmica de psicologia na Universidade do Contestado (UnC); E-mail: lari.zucco.lzn@gmail.com.Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Professor de Processo Penal na Universidade do Contestado (UnC); Professor de Direito Penal no Centro Universitário Internacional (UNINTER); Professor na pós-graduação em ciências criminais da FESP; Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI); E-mail: paulosilasfilho@hotmail.com
Você também pode gostar destes produtos:
Outros livros da mesma categoria:
Outras obras dos autores:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.