*Previsão de envio a partir do dia 12/05/2022
Com enormes honra e satisfação apresentamos ao público o presente livro. “O Direito no Século XXI: humanismo e tecnicismo” é resultado de trabalhos apresentados em GT’s durante o IV Congresso Internacional de Ciência Jurídica e o I Congresso Internacional de Direito, Sociedade e Tecnologias. Tais eventos, simultâneos, os quais pretendiam pensar em suas articulações temáticas perspectivas para o século XXI, contaram com palestrantes de seis países, com a participação de vinte e um programas de pós-graduação stricto sensu e com a execução de dez grupos de trabalhos temáticos. Ocorridos nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020, durante o contexto pandêmico, foi feito de maneira remota e permanece disponível para os interessados e estudiosos dos temas em plataforma de vídeo online.
*Previsão de envio a partir do dia 12/05/2022
Com enormes honra e satisfação apresentamos ao público o presente livro. “O Direito no Século XXI: humanismo e tecnicismo” é resultado de trabalhos apresentados em GT’s durante o IV Congresso Internacional de Ciência Jurídica e o I Congresso Internacional de Direito, Sociedade e Tecnologias. Tais eventos, simultâneos, os quais pretendiam pensar em suas articulações temáticas perspectivas para o século XXI, contaram com palestrantes de seis países, com a participação de vinte e um programas de pós-graduação stricto sensu e com a execução de dez grupos de trabalhos temáticos. Ocorridos nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020, durante o contexto pandêmico, foi feito de maneira remota e permanece disponível para os interessados e estudiosos dos temas em plataforma de vídeo online.
ORGANIZADORES
AUTORES
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
Bruno Alex Yurack
Natalia Maria Ventura da Silva Alfaya
O ENSINO DO DIREITO NO BRASIL E O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO ADVOGADO
Introdução
1 O ensino jurídico no Brasil: foco na formação do operador do direito
2 O papel do professor e suas características específicas
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
Carlos Alexandre Moraes
Juliani Bruna Leite Silva
A NECESSÁRIA HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE LIDAM COM O DIREITO DAS FAMÍLIAS E OS REFLEXOS NOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Introdução
1 A família e o direito das famílias: entre essencialidade e subjetivos
2 A atuação humanista no direito das famílias: entre tecnisismo e necessidade
2.1 O tecnisismo e o seu impacto nas relações humanas
2.2 A necessidade de um exercício mais humano no direito das famílias
3 Os reflexos nos direitos da personalidade
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
José Alexandre Ricciardi Sbizera
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO DIREITO NO BRASIL: COMENTÁRIOS A PARTIR DO “MEMORANDO”, DE ROBERTO MANGABEIRA UNGER
Introdução
1 O ensino do direito no Brasil
2 O ensino superior no Brasil
3 O “memorando”, de Roberto Mangabeira Unger
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
Karynne Pires Santos
Natalia Maria Ventura da Silva Alfaya
ALIENAÇÃO PARENTAL – REVOGAÇÃO OU ALTERAÇÃO?
Introdução
1 Alienação parental
1.1 Conceituação
1.2 Consequências e sequelas
2 Famílias atuais
2.1 Modelos de famílias onde podem ocorrer a alienação parental
2.2 Alienação com idosos e jovens
3 Lei n. 12.318/2010
3.1 Guarda compartilhada – meio de evitar a alienação
3.2 Projeto de Lei para a revogação da Lei
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
Gustavo Luppi Pezarini
Rafael Gomieiro Pitta
UM OLHAR SOBRE A INTERPRETAÇÃO DE PRECEDENTES JUDICIAIS NO BRASIL – ANÁLISE DE CASO (RECURSO ESPECIAL Nº 1.815.055 - SP 2019/0141237-8)
Introdução
1 Do tema analisado: a (im)penhorabilidade de rendimentos para fins de pagamento de dívida alimentar
2 Da origem da força vinculante do precedente
3 Do julgamento do caso em análise e sua correta interpretação
Referências
CAPÍTULO 6
Luiz Gustavo Tiroli
Luiz Augusto Silva Ventura do Nascimento
PRÁTICA DO ENSINO JURÍDICO: UMA DISCIPLINA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA OPTATIVA NO BACHARELADO DE DIREITO PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO JURÍDICO
Introdução
1 O ensino jurídico no brasil: perspectivas históricas e institucionais
2 O docente do curso de direito: uma perspectiva crítica em relação ao processo formativo e a prática pedagógica
3 Prática do ensino jurídico: uma disciplina optativa como iniciação ao magistério durante o bacharelado
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
Leandro Nunes de Andrade
A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E O ACESSO À JUSTIÇA
Introdução
1 Direito, cidadania e acesso à justiça
2 A eficiência do núcleo de prática jurídica
3 O estágio supervisionado no núcleo de prática jurídica
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 8
Edmeire Aoki Sugeta
Samia Moda Cirino
“BREQUE DOS APPS”: MOVIMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO EM CONSTRUÇÃO
Introdução
1 Autonomia da vontade do trabalhador no capitalismo do século XXI e o trabalho explorado pelas plataformas digitais: emancipação ou precarização?
2 Movimentos sociais contemporâneos em construção
3 Proteção social
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
Vivian Matsumoto da Silva
Samia Moda Cirino
O NOVO NORMAL NAS CIRCUNSTÂNCIAS DO TELETRABALHO DAS MULHERES: UM CONFESSIONÁRIO DE DESIGUALDADES TRANSCORRENTES
Introdução
1 A dinâmica do patriarcado brasileiro e luta de classes: considerações relevantes para contextualizar o trabalho das mulheres na pandemia
2 Trabalho e gênero pós reforma trabalhista e no contexto da pandemia: o que mudou no direito do trabalho?
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 10
Rudá Ryuiti Furukita Baptista
Ana Paula Ruiz Silveira Ledo
70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CONCRETIZAÇÃO NA SOCIEDADE GLOBALIZADA
Introdução
1 Os direitos humanos na DUDH e os direitos fundamentais na CF/88: influência do contexto social na construção de uma “realidade utópica”
2 A concretização dos direitos humanos e fundamentais na sociedade contemporânea globalizada
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 11
João Vítor Munhoz Fagundes
Karine Cordazzo
UM BREVE DEBATE SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA
Introdução
1 História da militarição, dispositivos legais e objetivo
2 Política da lei e da ordem e direitos humanos
3 Conceito de desmilitarização
4 Um olhar para o funcionamento das políciais além fronteiras
5 Propostas para a desmilitariação no Brasil
6 Opiniões contrárias a desmilitarização
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-271-5 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 2 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 196 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Abril/2022 |
-
Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCSP), mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Paraná (UENP), especialista em Processo Civil e em Direito Constitucional pelo IDCC – Instituto de Direito Constitucional e Cidadania, licenciada em Letras e graduada em Direito. Coordenadora Acadêmica do IDCC – Instituto de Direito Constitucional e Cidadania, onde também é professora nas pós-graduações lato sensu e professora na Escola de Direito das Faculdades Londrina e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Advogada.Mestre e Doutor em Direito (UFSC). Especialista em Direito e Processo Penal pela (UEL). Professor no Programa de Mestrrado Profissional em “Direito, Sociedade e Tecnologias” da Escola de Direito das Faculdades Londrina, onde leciona também na graduação em Direito. Advogado.Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2018). Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Direito, Sociedade e Novas Tecnologias da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9731930696524695. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0312-3677. E-mail: naty.alfaya@ gmail.com.
Outros livros da mesma categoria:
Outras obras dos autores:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.