*Previsão de envio a partir do dia 23/09/2022
Do latim “communis”, comum, a comunicação tem como objeto tornar comum aquilo a que ela se relaciona. No âmbito do Direito, muitas são as aplicações da comunicação, que deve estar presente em todos os ramos para permitir uma maior interação entre os aplicadores do Direito, os estudiosos, os estudantes e a sociedade, permitindo um diálogo que integre essa sociedade sem fronteiras. O presente livro é composto de artigos de estudantes e profissionais de diversas regiões do país, que abordam as mais variadas possibilidades de diálogo, incluindo discussões sobre Visual Law, design, publicidade infantil, influenciadores digitais, dados pessoais, direito ao esquecimento, slogan, sinal de propaganda e linguagem jurídica.
Uma obra inovadora e essencial para aqueles que desejam uma visão transdisciplinar do Direito e suas intersecções e possibilidades com a área da Comunicação.
*Previsão de envio a partir do dia 23/09/2022
Do latim “communis”, comum, a comunicação tem como objeto tornar comum aquilo a que ela se relaciona. No âmbito do Direito, muitas são as aplicações da comunicação, que deve estar presente em todos os ramos para permitir uma maior interação entre os aplicadores do Direito, os estudiosos, os estudantes e a sociedade, permitindo um diálogo que integre essa sociedade sem fronteiras. O presente livro é composto de artigos de estudantes e profissionais de diversas regiões do país, que abordam as mais variadas possibilidades de diálogo, incluindo discussões sobre Visual Law, design, publicidade infantil, influenciadores digitais, dados pessoais, direito ao esquecimento, slogan, sinal de propaganda e linguagem jurídica.
Uma obra inovadora e essencial para aqueles que desejam uma visão transdisciplinar do Direito e suas intersecções e possibilidades com a área da Comunicação.
SOBRE A ORGANIZADORA
SOBRE OS AUTORES
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
ENTRE A SAÚDE PÚBLICA E O LIVRE COMÉRCIO: O CASO DA PADRONIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DE CIGARRO NA OMC E A SUA (IM)POSSÍVEL REPRODUÇÃO POR OUTRAS NAÇÕES
Introdução
1 Tabaco: comércio internacional, crise sanitária e o caso da Austrália
2 A restrição de publicidade de produtos tabageiros: apontamentos desde o sul global
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 2
A FUNÇÃO PREVENTIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL E AS MEDIDAS CIVIS E PROCESSUAIS CIVIS INIBITÓRIAS COMO INSTRUMENTOS DE CONTROLE DA PUBLICIDADE INFANTIL
Introdução
1 O direito fundamental de proteção à criança
2 Aspectos sobre a publicidade no Código de Defesa do Consumidor e na Autorregulação
3 A hipervulnerabilidade da criança diante das estratégias abusivas de marketing
4 A função preventiva responsabilidade civil e as medidas civis e processuais civis inibitórias como instrumentos de controle da publicidade infantil
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 3
DADOS PESSOAIS NO MERCADO DE CONSUMO E O DIÁLOGO DAS FONTES NA PROTEÇÃO DO VULNERÁVEL
Introdução
1 O diálogo das fontes e o titular vulnerável
1.1 A teoria do diálogo das fontes
1.2 A vulnerabilidade do titular-consumidor
2 O diálogo das fontes e as estratégias do fornecedor
2.1 A aplicação do sistema jurídico protetivo
2.2 O fornecedor quer chegar mais perto
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 4
A ATUAÇÃO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO MERCADO DE CONSUMO: IDENTIFICAÇÃO DA PUBLICIDADE E CARACTERIZAÇÃO DA VANTAGEM ECONÔMICA
Introdução
1 O princípio da identificação na publicidade
2 O princípio da identificação da publicidade na economia digital
3 A caracterização da vantagem econômica do influenciador
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 5
VISUAL LAW E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: MEIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PRINCÍPIO PRIVACY BY DESIGN
Introdução
1 Visual law
1.1 Breves considerações sobre o legal design thinking
1.2 Conceito e aplicação do visual law
2 LGPD e privacy by design
2.1 Privacy by design como princípio da LGPD
2.2 Implementação do princípio privacy by design por meio do visual law
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 6
O VISUAL LAW COMO AGENTE DEMOCRATIZADOR DO ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL
Introdução
1 Visual law
1.1 Legal design, legal design thinking e visual law
1.2 O visual law no Brasil
2 Linguagem jurídica, opacidade do direito e o acesso à justiça
2.1 A opacidade do direito e a linguagem jurídica como obstáculos ao acesso à justiça
3 O visual law e a democratização do acesso à justiça
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 7
DIREITO AO ESQUECIMENTO NA ERA DIGITAL: EFETIVAÇÃO E PONDERAÇÃO EM CONFLITOS DE DIREITOS
Introdução
1 Alicerces do direito ao esquecimento
2 Direito ao esquecimento e a desindexação nos mecanismos de buscas na internet
3 Possíveis critérios para a ponderação no conflito entre o direito ao esquecimento e o direito à informação e as liberdades comunicativas
4 Possíveis medidas para a efetivação do direito ao esquecimento
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 8
O SLOGAN OU SINAL DE PROPAGANDA E A SUA PROTEÇÃO JURÍDICA NO UNIVERSO DA CONCORRÊNCIA
Introdução
1 Aspectos Gerais sobre o slogan ou sinal de propaganda
2 A Publicidade e os sinais de propaganda na internet
3 Violação dos sinais de propaganda e concorrência desleal
Considerações finais
Referências
CAPÍTULO 9
DIREITO E LINGUAGEM: GRAMÁTICA JURÍDICA E INSTRUMENTALIDADE PROCESSUAL
Introdução
1 Gramática jurídica
2 Instrumentalidade discursiva: aspectos tridimensionais
Considerações finais
Referências
ISBN | 978-65-5959-338-5 |
Dimensões | 23 x 15.5 x 5 |
Tipo do Livro | Impresso |
Páginas | 236 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Editora | Editora Thoth |
Publicação | Agosto/2022 |
-
Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Direito de Macaé da Universidade Federal Fluminense. Diretora do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul – José do Nascimento. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Vulnerabilidades no Novo Direito Privado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5248033690404165. ORCID: 0000-0002-0838-3566. E-mail: luciasdaquino@gmail.com.
Outros livros da mesma categoria:
Outras obras dos autores:
Acessar Conta
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo para iniciar o processo de recuperação de senha.