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Proteção dos Hipervulneráveis em Ambiente Digital: Registros da Jornada BRASILCON, UFF e UFPEL

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*Previsão de envio a partir do dia 14/07/2023


A presente obra é fruto da Jornada BRASILCON, UFF e UFPEL, que discutiu o importante tema da proteção dos consumidores hipervulneráveis em ambiente digital. Os textos foram divididos em três principais eixos: práticas comerciais e consumidores hipervulneráveis, desafios digitais aos consumidores e proteção dos consumidores digitais. Em seus ensaios, os autores demonstram a essencialidade da discussão a respeito das novas vulnerabilidades e novos desafios decorrentes de nossa inserção em um ambiente cada vez mais digital.

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Autores: Antonia Espíndola Longoni Klee , Fernando Costa de Azevedo , Fernando Rodrigues Martins , Karinne E. Goettems dos Santos , Lúcia Souza d’Aquino , Plínio Lacerda Martins

*Previsão de envio a partir do dia 14/07/2023


A presente obra é fruto da Jornada BRASILCON, UFF e UFPEL, que discutiu o importante tema da proteção dos consumidores hipervulneráveis em ambiente digital. Os textos foram divididos em três principais eixos: práticas comerciais e consumidores hipervulneráveis, desafios digitais aos consumidores e proteção dos consumidores digitais. Em seus ensaios, os autores demonstram a essencialidade da discussão a respeito das novas vulnerabilidades e novos desafios decorrentes de nossa inserção em um ambiente cada vez mais digital.

ORGANIZADORES

AUTORES

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO


PRÁTICAS COMERCIAIS E CONSUMIDORES HIPERVULNERÁVEIS


CAPÍTULO 1

João Francisco de Aguiar Coelho

PUBLICIDADE DIGITAL E A (NÃO)IDENTIFICAÇÃO DA PUBLICIDADE DIRIGIDA ÀS CRIANÇAS

Introdução

1 O princípio da identificação da publicidade

2 A criança e sua hipervulnerabilidade frente à comunicação publicitária

3 A criança e a publicidade digital mascarada

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 2

João Ricardo Bet Viegas

CONSIDERAÇÕES SOBRE ANALFABETISMO DIGITAL E AGRAVAMENTO DE VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR

Introdução

1 A vulnerabilidade agravada do consumidor e o meio digital

1.1 Vulnerabilidade e vulnerabilidade agravada

1.2 Vulnerabilidade digital

2 O analfabetismo digital e o consumidor

2.1 Analfabetismo digital

2.2 O analfabetismo digital como fator de agravamento da vulnerabilidade

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 3

José Maria Pinheiro Madeira

Plinio Lacerda Martins

Paula Cristiane Pinto Ramada

A DOUTRINA ADMINISTRATIVISTA E CONSUMERISTA EM RELAÇÃO AO ESTACIONAMENTO ROTATIVO EM VIA PÚBLICA: RESPONSABILIDADE CIVIL DO PODER PÚBLICO E DAS PRESTADORAS PELOS DANOS CAUSADOS AOS VEÍCULOS

Introdução

1 O usuário do serviço público como consumidor

2 Entendimento do Direito Administrativo dos estacionamentos rotativos

3 Entendimento consumerista a respeito da responsabilidade civil dos prestadores de serviços públicos

4 O entendimento jurisprudencial da responsabilidade civil do poder público pelos danos causados aos veículos estacionados em via pública

5 Os veículos estacionados e o dever de fiscalização

Considerações finais

Referências


DESAFIOS DIGITAIS AOS CONSUMIDORES


CAPÍTULO 4

Julia Fátima Gonçalves Torres

Fernando Costa de Azevedo

DESAFIOS DECORRENTES DA HIPERVULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR NO AMBIENTE DIGITAL

Introdução

1 Proteção jurídica dos consumidores e conceitos correlatos

2 A economia neoliberal e sua influência no agravamento da vulnerabilidade dos consumidores em ambiente digital

3 Geoblocking e geopricing: a discriminação abusiva de consumidores no ambiente digital

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 5

Lorenzo Borges de Pietro

Nicoli Francieli Gros

CONSUMPTION: DE UMA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMISMO PARA O SUPERENDIVIDAMENTO – O ESTADO TERMINAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Introdução

1 A sociedade hiperconsumista brasileira

2 Crescimento do consumo na era digital

3 Hiperconsumismo e o superendividamento

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 6

Maria Luiza Baillo Targa

Lúcia Souza d’Aquino

A DISCRIMINAÇÃO GEOGRÁFICA DOS CONSUMIDORES EM AMBIENTE DIGITAL

Introdução

1 A geodiscriminação injusta do consumidor

2 Os mecanismos de proteção dos consumidores

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 7

Pedro Henrique de Paula Morais

Eduardo Chow de Martino Tostes

Guilherme Magalhães Martins

A REGULAÇÃO DO CONSENTIMENTO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Introdução

1 Privacidade e consentimento

2 A regulação do consentimento

3 O consentimento basta?

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 8

Sérgio Gustavo de Mattos Pauseiro

ASPECTOS DA ESFERA PÚBLICA NESTA FASE DA MODERNIDADE: AS RELAÇÕES DE CONSUMO E A PUBLICIDADE ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Introdução

1 A esfera pública na modernidade

2 O treinamento e a educação do cidadão para o consumo

3 O tratamento automatizado de dados e mídias sociais 

4 O Código de Defesa do Consumidor como limite à publicidade

5 A discussão do marco regulatório para IA no Brasil

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 9

Simone de Oliveira Souza

Fernando Gama de Miranda Netto

DARK PATTERNS: VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO

Introdução

1 Da garantia fundamental à informação

2 Marketing agressivo e algoritmos inteligentes: a dupla dinâmica

3 Dark patterns e a exponencialidade pela IA

3.1 Os tipos mais usuais de dark patterns 

4 Dark patterns na União Europeia, Reino Unido e Brasil: uma análise comparativa das abordagens regulatórias

4.1 União Europeia

4.2 Reino Unido

4.3 Brasil

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 10

Paula Cristiane Pinto Ramada

DESAFIOS DO DIREITO DO CONSUMIDOR NA ERA DO DIGITAL

Introdução

1 Sociedade informacional e seus impactos

Considerações finais

Referências


PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES DIGITAIS


CAPÍTULO 11

Lucas Araújo Mascarenhas

A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS MÍDIAS SOCIAIS PELA SUPRESSÃO DE DISCURSOS DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS DIANTE DA NECESSÁRIA PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES

Introdução

1 O discurso de ódio nas redes sociais

2 Direitos de proteção dos usuários da rede virtual de internet

3 O consumidor digital

4 Responsabilidade jurídica das redes sociais

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 12

Mariana Nunes de Oliveira

AS LACUNAS NA PROTEÇÃO DOS ADOLESCENTES ABSOLUTAMENTE INCAPAZES À LUZ DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Introdução

1 As nuances frente à definição e à incapacidade civil da criança e do adolescente

2 A coleta e o tratamento dos dados pessoais da criança

3 O alcance de terceiros aos dados da criança por intermédio do aceite de cookies nos domínios

4 As omissões legislativas em face do adolescente absolutamente incapaz

5 O inequívoco e desenfreado consentimento ao compartilhamento de dados pessoais

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 13

Sidney Rosa da Silva Junior

RISCOS E AMEAÇAS À INTEGRIDADE DO DIREITO CONSUMIDOR ENQUANTO SISTEMA PELO ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

1 O desafio da autopoiese

2 Risco, perigo e segurança

3 Abertura, diferenciação e reentrada

Considerações finais

Referências


CAPÍTULO 14

Pedro Rubim Borges Fortes

A PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES NO AMBIENTE DIGITAL: COMO PREVENIR E REMEDIAR TRANSGRESSÕES COLETIVAS LESIVAS AOS CONSUMIDORES

Introdução: Reflexões profissionais sobre a experiência consumerista

1 Somos todos ‘Truman’: Sujeitos à manipulação pela mão do mercado digital

2 Práticas comerciais, transgressões coletivas e lesões aos consumidores no ambiente digital

3 Proteção jurídica do consumidor nos ambientes digitais

Considerações finais: conscientização para a proteção jurídica

Referências

ISBN 978-65-5959-495-5
Dimensões 23 x 15.5 x 4
Tipo do Livro Impresso
Páginas 274
Edição 1
Idioma Português
Editora Editora Thoth
Publicação Junho/2023
  1. Antonia Espíndola Longoni Klee
    Professora universitária e advogada licenciada. Doutora em Direito e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito Internacional pela UFRGS. Professora de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora convidada do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais da UFRGS.
  2. Fernando Costa de Azevedo
    Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito do Consumidor (GECON/FD/UFPel/CNPq).
  3. Fernando Rodrigues Martins
    Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor efetivo de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON.
  4. Karinne E. Goettems dos Santos
    Professora, pesquisadora e advogada com dedicação exclusiva no Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito da UFPEL. Doutora em Direito pela UNISINOS. Graduada em Direito pela FURG/Rio Grande, com Especialização em Direito Processual Civil pela PUCRS e Mestrado em Direito pela UNISINOS. É Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFPEL. Coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica SAJ/UFPEL. Coordenadora do Projeto de Extensão O Direito de Olho no Social. Coordenadora do Projeto de Extensão Balcão do Consumidor - SAJ/UFPEL. Colaboradora da Unidade Cuidativa da UFPEL, à frente do Projeto Direito Cuidativo executado junto ao SAJ/UFPEL. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Direito - Mestrado. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Acesso à Justiça no século XXI: O tratamento dos conflitos na contemporaneidade.
  5. Lúcia Souza d’Aquinoluciasdaquino@gmail.com.
    Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Direito de Macaé da Universidade Federal Fluminense. Diretora do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul – José do Nascimento. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Vulnerabilidades no Novo Direito Privado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5248033690404165. ORCID: 0000-0002-0838-3566. E-mail: luciasdaquino@gmail.com.
  6. Plínio Lacerda Martins
    Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Professor associado da Universidade Federal Fluminense. Coordenador Jurídico da Comissão de Direito do Consumidor da ALERJ. Promotor de Justiça aposentado.

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